Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2012  2010  2011  2019  2014  2016  2013  2017  2018  2023  cais  2015  tvi24  cmtv  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Os mestres caldeireiros do Cáucaso EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Os mestres caldeireiros do Cáucaso Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
54 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 54 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Os mestres caldeireiros do Cáucaso

Ir para baixo

Os mestres caldeireiros do Cáucaso Empty Os mestres caldeireiros do Cáucaso

Mensagem por Admin Qui maio 28, 2015 11:35 am


Em Lahic sentimo-nos muito longe de Baku, a capital do Azerbaijão, a duas centenas de quilómetros. Nesta aldeia o tempo parou. A vida é ritmada apenas pelo som do martelo e da bigorna.

Kablemi faz parte de uma família de caldeireiros que trabalha o cobre há sete gerações e é o proprietário de uma das cinco oficinas que ainda resistem em Lahic. A fama data do século XVIII, quando fornecia o Médio Oriente de peças de cobre e de armas de fogo. Pouco mudou desde então. Os antepassados de Kablemi lançaram o negócio em 1725 e o pai começou a ensinar-lhe a arte de trabalhar o cobre quando era ainda uma criança.

Kablemi Aliyev, caldeireiro:

“Havia muita gente a trabalhar aqui. O barulho era imenso e tínhamos que tapar as orelhas, mas para mim era como se fosse música.”

O avô materno de Kablemi era ferreiro enquanto o paterno trabalhava o bronze e o cobre. Kablemi agora produz essencialmente produtos domésticos e mantém viva a história da aldeia.

Kablemi Aliyev, caldeireiro:

“No tempo da União Soviética trabalhávamos para o governo, o Estado pagava-nos um salário. Dantes as lojas estavam vazias mas agora estão cheias. Os compradores são raros.”

As oficinas de Lahic são como pequenos museus escondidos debaixo de uma fina camada de pós. A de Kablemi não é uma exceção.

Kablemi Aliyev, caldeireiro:

“Está a ver isto? O meu avô e o meu pai fizeram isto tudo. E estas coisas aqui foram feitas pelos meus antepassados.”

Lahic começou por ser um centro mineiro de cobre mas quando as minas fecharam os artesãos começaram a comprar cobre noutros lados para manter os negócios. No início do século XX havia mais de 120 oficinas a produzir jarros de água, tigelas, pratos e tabuleiros. Uma tradição bem ilustrada no museu local, uma antiga mesquita transformada numa “gruta de Ali Babá” em 1992.

Um dos mestres-artesãos mostra-nos algumas das especialidades que fizeram a reputação de Lahic.

Nazar Aliyev, caldeireiro:


“Aqui temos vários objetos domésticos. Como este cântaro, para ir buscar água à fonte, que se pode pôr ao ombro. Um cântaro come este tem uma capacidade para 15 litros mas pesa cerca de 20 quilos quando está cheio.”

O cobre é um negócio de família. Os três filhos de Kablemi também trabalham na oficina. Agakishi tem 20 anos e já é mestre decorador. Aprendeu com o tio. Agora faz parte da oitava geração de caldeireiros na família.

Agakishi Aliyev, caldeireiro:

“Com esta ferramenta posso desenhar o que quiser. Com uma caneta posso tentar cinco ou seis vezes que não fica bem. Mas com isto é logo à primeira. Veja esta taça que decorei. O que um pintor faz com um pincel, eu faço com esta ferramenta.”

Os jovens mestres são uma raridade mas a preservação desta tradição tornou-se uma prioridade. A estrutura e o fornecimento das oficinas de cobre, o seu aspeto tradicional e os processos de produção permanecem vivos hoje em dia.

Passear pelas ruas, visitar estas oficinas únicas e beber uma taça de chá tornaram-se verdadeiras atrações. Para muitos visitantes Lahic representa o Azerbaijão autêntico e tradicional num país que está mudar rapidamente.

A nossa viagem pelo Azerbaijão termina aqui, em Lahic, entre os caldeireiros das montanhas do Cáucaso. Antes visitámos as mesas ricamente decoradas de Novruz, no dia que marca o anúncio da primavera, e ficámos a conhecer a história da comunidade alemã de Göygöl. Se quiser ver os três episódios de Azerbaijan Life, visite o nosso site: www.euronews.com.

Produzido por Monica Pinna
25/05 13:11 CET
© euronews 2015
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos