Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 56 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 56 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Brasil pondera criar armadores para ligações à Europa e EUA
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Mundo :: América :: Brasil
Página 1 de 1
Brasil pondera criar armadores para ligações à Europa e EUA
O transporte marítimo é demasiado importante para estar exclusivamente nas mãos de estrangeiros, avisa um estudo encomendado pelo governo brasileiro, que por isso sugere o apoio à criação de operadores locais.
O Brasil deveria voltar a ter um operador de transporte marítimo de contentores, de acordo com um estudo apresentado pelo ministro dos Transportes, António Carlos Rodrigues.
Encomendado pelo governo brasileiro ao ex-proprietário da Transroll, Washington Barbeito, o estudo sugere a reintrodução do Registo Especial Brasileiro – REB para que os custos do transporte marítimo no país se equiparem à média internacional.
A análise recorda que o sector marítimo é demasiado importante para o país para ser 100% propriedade de empresas não-brasileiras. O estudo aconselha, por isso, que se escolham duas ou três companhias privadas para operarem um total de 12 navios, em serviços regulares: um Brasil-Europa com regresso pelos EUA e um Brasil-EUA com regresso pela Europa.
Os navios seriam financiados pelo Fundo de Marinha Mercante (que existe desde 1958), em regime de leasing, no sentido de poderem ser facilmente transferidos para outra companhia, caso algum operador falhe.
Sobre os custos do transporte marítimo no Brasil, o relatório de Barbeito indica que estes são 50% mais elevados que em países concorrentes e que a reintrodução do REB permitiria ao governo de Brasília cortar na despesa, pois permitiria o financiamento privado.
O estudo avisa que o défice anual do transporte marítimo de mercadorias no Brasil é superior a 20 mil milhões de dólares (18,3 mil milhões de euros) e continua a crescer.
1 Junho, 2015 at 16:02
por T&N
Tópicos semelhantes
» Brasil investe 400 milhões para criar o maior terminal de contentores do país
» Chineses fazem renascer o sonho de Sines
» 2M pondera mudanças do Suez para o Panamá
» Chineses fazem renascer o sonho de Sines
» 2M pondera mudanças do Suez para o Panamá
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Mundo :: América :: Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin