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Barreiro pode ser uma boa localização para porto de águas profundas
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Barreiro pode ser uma boa localização para porto de águas profundas
O secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, admitiu hoje que o Barreiro pode ser uma boa localização para um futuro porto de águas profundas.
"O Barreiro é uma possibilidade. É uma localização que tem algumas potencialidades, nomeadamente o facto de ter uma ligação ferroviária já feita e de ter a vontade política", disse o governante.
Sérgio Monteiro falava em Lisboa no final da última sessão pública de debate do relatório do Grupo de Trabalho para as Infra-estruturas de Elevado Valor Acrescentado e que propõe 30 projectos.
Contudo, o secretário de Estado realçou que é necessário analisar vários factores, entre os quais os custos das dragagens necessárias "para verificar se a localização Barreiro é ou não uma possibilidade", caso o Governo decida que o porto de águas profundas "é para avançar porque essa decisão não está tomada", frisou.
No debate aberto ao público, Sérgio Monteiro fez saber que vai anunciar até ao início de Abril quais as infra-estruturas que vão ser construídas.
Presentes na sessão pública, vários autarcas da Margem Sul defenderam a importância de se apostar nos seus concelhos.
O presidente da câmara de Almada, Joaquim Judas, criticou a indefinição da futura localização do porto de águas profundas e defendeu que o Barreiro "tem predisposição para que esse projecto se concretize".
Por seu lado, o autarca do Barreiro, Carlos Humberto, que optou hoje por na sua intervenção não mencionar o porto de águas profundas, considerou ser necessário pensar-se no novo aeroporto de Lisboa, na ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid e na 3.ª travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro.
Na ferrovia, as principais críticas prenderam-se com manutenção da bitola ibérica em detrimento da europeia e com o traçado de algumas linhas.
No final de Janeiro, Carlos Humberto disse estar satisfeito com a possibilidade de construção do novo porto de águas profundas no concelho.
"É um projecto que me agrada e do que conheço é das principais prioridades. Claro que mantenho alguma reserva até se avançar, pois já quando foi a 3.ª Travessia do Tejo disse que só ficava descansado quando os pilares estivessem construídos", salientou, em declarações à Lusa.
Aos jornalistas, o secretário de Estado disse que "todos os projectos de investimento [na ferrovia] prevêem ter essa dupla circulação: em bitola ibérica e europeia".
"A europeia é um objectivo político e estratégico relevante, mas nós temos todos os nossos comboios de transporte de mercadorias com bitola ibérica. Se tomássemos a decisão de migrar de uma vez para a bitola europeia significava que tínhamos de investir na linha, mas também no comboio e nós não temos meios financeiros para o fazer", afirmou.
O grupo de trabalho definiu 30 projectos prioritários para os próximos seis anos, num investimento global de 5.103,8 milhões de euros, entre os quais se destacam a expansão do porto de Sines, a modernização da linha do norte, a conclusão do túnel do Marão e a abertura de um novo terminal de carga no aeroporto de Lisboa.
Do conjunto de projectos apresentado, 18 estão ligados ao sector marítimo, oito ao ferroviário, dois ao rodoviário e outros dois ao aeroportuário.
Lusa/SOL
13 de Março, 2014
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