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Impacto Do Coaching Na Progressão De Carreira
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Impacto Do Coaching Na Progressão De Carreira
Em 2012 desafiei-me e propus-me à criação de uma empresa nova, apesar da crise económica e financeira que se fazia sentir no país em 2012. O caminho seguido, além da implementação de boas práticas de gestão, passou por capacitar a empresa de líderes capazes de fazer frente aos enormes desafios e tornarem-se em “coach” exemplares. “Coachs com affinidade”!
Estou consciente que o atual mercado de trabalho, estando cada vez mais propício a mudanças, exige que as empresas apostem nos seus talentos, capacitando-os para as constantes alterações do mercado. Devo referir que, apesar de dar as ferramentas, recursos e o acompanhamento necessários, cada individuo tem de demonstrar predisposição para essa constante adaptação e aprendizagem contínua.
O “coaching” permite ao profissional evoluir mais rapidamente na estrutura bem como alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos. Isso traduz-se num impacto positivo para a organização, principalmente quando essa organização se encontra nos seus primeiros anos de vida, e em crescimento acentuado no mercado. Esta abordagem de gestão de carreiras é um meio para aquisição de autoconhecimento, confiança e métodos de trabalho comprovados, uma vez que permite acelerar as metas de cada um. Um profissional ao estar consciente dos seus pontos fortes e pontos a melhorar, mais facilmente desenvolverá, e isso de forma pró-ativa, os pontos que o irão tornar num profissional mais eficaz.
Na minha perpetiva, através do “coaching” consigo ajudar indivíduos a desenvolverem-se mais rapidamente e a produzir melhores resultados para a empresa. Acrescento ainda o facto de uma boa descrição de funções, planos de carreira associados, e modelo de recompensas, são importantes para que cada colaborador esteja alinhado com a visão, missão e objetivos da empresa. Permitem que cada colaborador, em qualquer função, esteja esclarecido do que esperamos dele dentro da organização, bem como de que forma poderá contribuir para a evolução da mesma, e que carreira poderá alcançar. Através desta simples prática de gestão, os colaboradores passam a assumir um verdadeiro papel de gestor, com capacidades de autogestão, o que se irá traduzir em claros benefícios para uma PME.
O meu grande desafio é desenvolver líderes que consigam desempenhar o papel de “coach”, que para mim é alguém que “ajuda” outro profissional na sua progressão de carreira, sem se sentir “ameaçado” pelo percurso brilhante que o seu “mentee” possa vir a ter. Subscrevo que o sucesso de um bom líder está nos resultados da equipa/indivíduos que lidera, logo um bom “coach” só existe quando “forma” uma equipa ou um indivíduo, para que de futuro possa vir a ocupar um lugar de destaque na organização.
Carlos Correia
CEO da AFFINITY (carlos.correia@affinity.pt)
17 Julho, 2015 12:22
OJE.pt
Estou consciente que o atual mercado de trabalho, estando cada vez mais propício a mudanças, exige que as empresas apostem nos seus talentos, capacitando-os para as constantes alterações do mercado. Devo referir que, apesar de dar as ferramentas, recursos e o acompanhamento necessários, cada individuo tem de demonstrar predisposição para essa constante adaptação e aprendizagem contínua.
O “coaching” permite ao profissional evoluir mais rapidamente na estrutura bem como alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos. Isso traduz-se num impacto positivo para a organização, principalmente quando essa organização se encontra nos seus primeiros anos de vida, e em crescimento acentuado no mercado. Esta abordagem de gestão de carreiras é um meio para aquisição de autoconhecimento, confiança e métodos de trabalho comprovados, uma vez que permite acelerar as metas de cada um. Um profissional ao estar consciente dos seus pontos fortes e pontos a melhorar, mais facilmente desenvolverá, e isso de forma pró-ativa, os pontos que o irão tornar num profissional mais eficaz.
Na minha perpetiva, através do “coaching” consigo ajudar indivíduos a desenvolverem-se mais rapidamente e a produzir melhores resultados para a empresa. Acrescento ainda o facto de uma boa descrição de funções, planos de carreira associados, e modelo de recompensas, são importantes para que cada colaborador esteja alinhado com a visão, missão e objetivos da empresa. Permitem que cada colaborador, em qualquer função, esteja esclarecido do que esperamos dele dentro da organização, bem como de que forma poderá contribuir para a evolução da mesma, e que carreira poderá alcançar. Através desta simples prática de gestão, os colaboradores passam a assumir um verdadeiro papel de gestor, com capacidades de autogestão, o que se irá traduzir em claros benefícios para uma PME.
O meu grande desafio é desenvolver líderes que consigam desempenhar o papel de “coach”, que para mim é alguém que “ajuda” outro profissional na sua progressão de carreira, sem se sentir “ameaçado” pelo percurso brilhante que o seu “mentee” possa vir a ter. Subscrevo que o sucesso de um bom líder está nos resultados da equipa/indivíduos que lidera, logo um bom “coach” só existe quando “forma” uma equipa ou um indivíduo, para que de futuro possa vir a ocupar um lugar de destaque na organização.
Carlos Correia
CEO da AFFINITY (carlos.correia@affinity.pt)
17 Julho, 2015 12:22
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