Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 60 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 60 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores
Página 1 de 1
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores
A Presidente do porto da capital
Porto da capital passou de primeiro para terceiro, de uma quota de 55% para 19%.
O porto de Lisboa continua a perder terreno no conjunto dos principais portos nacionais, não só nos dados da carga geral movimentada no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo do ano passado, mas também no segmento de contentores, onde os dados dos últimos dez anos demonstram que perdeu quota de mercado.
O porto da capital registou novo decréscimo no primeiro semestre deste ano, de 3,7%, para cerca de 5,7 milhões de toneladas movimentadas. Assim, no final de Junho, o porto de Lisboa encontrava-se na terceira posição no sector portuário nacional, com quota de 12,9%, enquanto o porto de Setúbal, no quarto lugar, se encontra cada vez mais próximo, tendo fechado este semestre com uma parcela de 9,1%.
A questão é ainda mais visível no segmento de contentores, um dos mais dinâmicos na actual indústria global de transportes marítimos. Fazendo uma análise aos primeiros semestres de cada ano, desde o primeiro semestre de 2005 até ao primeiro semestre deste ano, o IMT conclui que o porto de Lisboa regista um decréscimo médio de 0,2%, de 252.045 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento) para 247.493 TEU.
Em termos comparativos, tendo em conta os mesmos períodos, o conjunto dos maiores portos nacionais registou um crescimento sustentado a uma taxa média de 12,7%, "merecendo particular destaque o porto de Sines, cuja actividade neste segmento de tráfego se inicia em 2004, com a inauguração do Terminal XXI, chegando à posição dominante que ocupa hoje".
Com efeito, ao invés do porto de Lisboa, o porto de Sines parte de uma quota de mercado nos contentores na casa dos 4,3% no primeiro semestre de 2005, para uma posição de predomínio significativo no primeiro semestre deste ano, com uma fatia de 52%: 676 mil TEU movimentados num total de cerca de 1,3 milhões.
É curioso verificar que essa era a posição relativa que o porto de Lisboa ocupava no segmento de contentores há cerca de dez anos, com uma quota de 55% no primeiro semestre de 2005, patamar de que desceu abruptamente até aos 19% registados na primeira metade deste ano. Pelo caminho, o porto de Lisboa foi também destronado pelo porto de Leixões, embora este também tenha perdido quota no meio do processo, dos 37,5% para 23,6%.
As indefinições sobre o terminal de contentores de Alcântara (gerido pela Liscont, do grupo Mota-Engil) e sobre a localização para o novo terminal de contentores em Lisboa (Trafaria e Barreiro foram as opções já estudadas), assim como a agitação laboral, com inúmeras greves de estivadores nos últimos anos, retiraram competitividade ao porto da capital no segmento de contentores, embora a área servida pelo porto seja a de maior procura em todo o território nacional.
00:05 h
Nuno Miguel Silva
Económico
Tópicos semelhantes
» Leixões volta a perder contentores em Agosto "É o ritmo de Angola e de China não entendeu e apercebeu em Porto e Lisboa esta a concorrência a contra de Sines."
» Contentores no porto de Lisboa crescem 4% em outubro e em 12 anos a perdia vais a continuar a indicação de vários estudos a culpa do porto de Sines e de Setúbal
» Porto de Lisboa será o mais afectado por greve de estivadores "O Terminal XXI a ganhar mais cota de mercado nacional e a perdia confiança em Lisboa e Leixões"
» Contentores no porto de Lisboa crescem 4% em outubro e em 12 anos a perdia vais a continuar a indicação de vários estudos a culpa do porto de Sines e de Setúbal
» Porto de Lisboa será o mais afectado por greve de estivadores "O Terminal XXI a ganhar mais cota de mercado nacional e a perdia confiança em Lisboa e Leixões"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin