Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2016  2013  cmtv  2023  2010  2019  2018  2015  2014  2011  tvi24  2012  2017  cais  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
60 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 60 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores

Ir para baixo

Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores Empty Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores

Mensagem por Admin Ter Jul 28, 2015 10:45 am

Porto de Lisboa está há dez anos a perder mercado nos contentores Card_marina_ferreira_porto_lisboa_280715
A Presidente do porto da capital

Porto da capital passou de primeiro para terceiro, de uma quota de 55% para 19%.

O porto de Lisboa continua a perder terreno no conjunto dos principais portos nacionais, não só nos dados da carga geral movimentada no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo do ano passado, mas também no segmento de contentores, onde os dados dos últimos dez anos demonstram que perdeu quota de mercado.

O porto da capital registou novo decréscimo no primeiro semestre deste ano, de 3,7%, para cerca de 5,7 milhões de toneladas movimentadas. Assim, no final de Junho, o porto de Lisboa encontrava-se na terceira posição no sector portuário nacional, com quota de 12,9%, enquanto o porto de Setúbal, no quarto lugar, se encontra cada vez mais próximo, tendo fechado este semestre com uma parcela de 9,1%.

A questão é ainda mais visível no segmento de contentores, um dos mais dinâmicos na actual indústria global de transportes marítimos. Fazendo uma análise aos primeiros semestres de cada ano, desde o primeiro semestre de 2005 até ao primeiro semestre deste ano, o IMT conclui que o porto de Lisboa regista um decréscimo médio de 0,2%, de 252.045 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento) para 247.493 TEU. 

Em termos comparativos, tendo em conta os mesmos períodos, o conjunto dos maiores portos nacionais registou um crescimento sustentado a uma taxa média de 12,7%, "merecendo particular destaque o porto de Sines, cuja actividade neste segmento de tráfego se inicia em 2004, com a inauguração do Terminal XXI, chegando à posição dominante que ocupa hoje".

Com efeito, ao invés do porto de Lisboa, o porto de Sines parte de uma quota de mercado nos contentores na casa dos 4,3% no primeiro semestre de 2005, para uma posição de predomínio significativo no primeiro semestre deste ano, com uma fatia de 52%: 676 mil TEU movimentados num total de cerca de 1,3 milhões.

É curioso verificar que essa era a posição relativa que o porto de Lisboa ocupava no segmento de contentores há cerca de dez anos, com uma quota de 55% no primeiro semestre de 2005, patamar de que desceu abruptamente até aos 19% registados na primeira metade deste ano. Pelo caminho, o porto de Lisboa foi também destronado pelo porto de Leixões, embora este também tenha perdido quota no meio do processo, dos 37,5% para 23,6%.

As indefinições sobre o terminal de contentores de Alcântara (gerido pela Liscont, do grupo Mota-Engil) e sobre a localização para o novo terminal de contentores em Lisboa (Trafaria e Barreiro foram as opções já estudadas), assim como a agitação laboral, com inúmeras greves de estivadores nos últimos anos, retiraram competitividade ao porto da capital no segmento de contentores, embora a área servida pelo porto seja a de maior procura em todo o território nacional.

00:05 h
Nuno Miguel Silva
Económico
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos