Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 58 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 58 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Canal da Nicarágua promete revolucionar rotas marítimas
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Mundo :: América
Página 1 de 1
Canal da Nicarágua promete revolucionar rotas marítimas
O Canal da Nicarágua apresenta-se como um projecto que tem tanto de ambicioso como de polémico. Envolto em questões de natureza ambiental mas também do seu potencial de rentabilidade, o projecto vai dando passos em frente. A concretizar-se, poderá trazer todo um redefinir das rotas marítimas globais.
A tão propalada construção magnânima do Canal da Nicarágua, que terá como príncipio fundamental a ligação entre o Oceano Pacífico e o Atlântico, tem sido tema central de debate dentro da comunidade marítima, mas, dado o relevo imponente da empreitada, a discussão da sua execução tem-se alastrado às mais variadas áreas adjacentes ao fenómeno comercial, logístico, portuário e ambiental, numa acesa troca de análises que tem levantado mais interrogações que indefectíveis certezas.
A grandiosidade do projecto, que aposta no estreitamento geográfico entre o expansivo continente asiático e a costa Este do Norte da América, pretende dotar a configuração das rotas marítimas de uma capacidade inovadora capaz de suster a nova geração de navios Post-Panamax, New Panamax e Triple-E, que transcedem a comportabilidade do Canal do Panamá, um dos dois bastiões da ligação entre o Pacífico e o corredor Atlântico.
Com os intuitos teoréticos de alimentar um paradigma de transporte de mercadorias baseado no aumento da tonelagem suportada, de agilizar o transit time dos navios e de redinamizar o quadro das rotas marítimas no contexto de um novo ciclo económico-competitivo, o projecto, já em execução, promete continuar a gerar controvérsia mundo afora.
Megalómano ou vanguardista, o mega-projecto teima em não convencer a comunidade internacional, quer sobre a sua integridade ambiental quer sobre o seu propósito económico – nem mesmos os portos do Este norte-americano mostram pressa em equipar-se para receber os imponentes navios que atravessarão o Canal. Será este um gigantesco passo rumo ao vazio?
06.08.2015
CARGO Edições,Lda © 2015
Tópicos semelhantes
» Novo consórcio para rotas marítimas entre Austrália e Nordeste asiático
» Marine Radar Live on Channel Nicaragua Trade Route between the Atlantic Ocean and the Pacific Ocean in Google Map - Radar Marinha Directo no Canal Nícarágua a Rota Comercial entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Google Map
» EuroLog 2014: Comércio online está a revolucionar a cadeia de abastecimento
» Marine Radar Live on Channel Nicaragua Trade Route between the Atlantic Ocean and the Pacific Ocean in Google Map - Radar Marinha Directo no Canal Nícarágua a Rota Comercial entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Google Map
» EuroLog 2014: Comércio online está a revolucionar a cadeia de abastecimento
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Mundo :: América
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin