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VERÃO - Da Comporta a Odeceixe: a Costa Alentejana em 20 paragens
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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VERÃO - Da Comporta a Odeceixe: a Costa Alentejana em 20 paragens
Porto Covo com a Ilha do Pessegueiro ao fundo. É bonito? É. Mas não é tudo.
Leonardo Negrão / Global Imagens
Descer a Costa Alentejana já não é, de todo, um plano de férias improvável. Mas para não perder tempo em praias sobrepopuladas e restaurantes que não enchem as medidas convém traçar um roteiro. Ei-lo.
ecuando umas décadas, não muitas, no calendário, era invulgar encontrar alguém que fizesse da Costa Alentejana — do todo ou de uma das suas partes — destino de férias de verão. Incompreensivelmente, ou talvez não, a inegável beleza da região esteve, durante muito tempo, por descobrir para a maior parte da população. Isso mudou em meados dos anos 90: e, goste-se ou não, para tal muito contribuiu o festival Sudoeste.
Hoje, ouvir alguém dizer que vai passar férias algures entre a Comporta e Odeceixe está tão quase tão batido como a terra que leva às melhores vistas da respetiva costa. Apesar disso, entre praias, restaurantes e sítios onde ficar ainda há segredos por descobrir. Está tudo na fotogaleria.
O Sal, na Praia do Pego, foi eleito o melhor bar de praia do mundo pela revista Traveler há mês e meio. Apesar das enchentes de época é um bom sítio para retemperar forças gastas na praia. www.restaurantesal.pt
DR / Restaurante Sal
Ao lado, no Carvalhal, o Dinis, conhecido como Bar dos Pescadores, pode não ter tanta fama como a vizinhança mas tem peixe fresco e preços honestos. Nas redondezas, o Tobias também vale uma visita. www.facebook.com
O Dinis / Facebook
Nesta altura, as praias da Comporta e arredores (Pego e Carvalhal) são muito concorridas. Mais vale fazer uns quilómetros extra e optar pela Galé ou pela Aberta Nova, em Melides.
Filipe Soares / Flickr
Por falar em Melides, uma vez na região é impossível resistir ao pato assado com laranja, que acompanha com arroz (de miúdos do bicho) da Tia Rosa. As farófias da casa também são imperdíveis. www.facebook.com
Manuela Gil Pereira / Foodspotting
Nas antigas casas dos agricultores da Herdade da Costa Terra nasceu em 2013 a Uva do Monte, uma casa de turismo rural explorada pelos mesmos responsáveis do hostel The Independente, de Lisboa. uvadomonte.pt
uvadomonte.pt
Em Sines, depois de mergulhar nas águas aquecidas pela central termoelétrica da praia de São Torpes, pode (e deve) atacar uma mariscada n'O Beicinho, no centro da cidade. www.facebook.com
O Beicinho / Facebook
Em Porto Covo, é pecado capital ignorar a Praia da Ilha do Pessegueiro. Já cantar o refrão da música de Rui Veloso à chegada fica ao critério de cada um.
Nuno Silva / Flickr
De uma antiga escola primária nasceu este Cabeça da Cabra, uma guesthouse com cinco suites de inspiração nórdica em Porto Covo. Atenção: em Agosto a lotação já está completa. cabecadacabra.com
A belíssima Praia do Malhão continua a ser, mesmo com as obras que este ano (no pico do verão, à boa maneira portuguesa) ali se fazem no respetivo acesso, um destino incontornável da região. Fica entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes.
Daniele Dalledonne / Flickr
Se há clássicos em Vila Nova de Milfontes, a Tasca do Celso é dos restaurantes que melhor corresponde a esse estatuto. Do espaço aos petiscos e da grelha às sobremesas. www.tascadocelso.com
Diogo Candeias / facebook.com/tascadocelso
Dizer que a Praia do Brejo Largo é secreta implica um pouco de boa vontade, tal o número de pessoas que já a conhecem e frequentam. Ainda assim, é bem mais tranquila (e selvagem) que muitas das vizinhas. O acesso faz-se pela estrada junto ao depósito de água da Longueira.
Miguel Teixeira / Flickr
Não se deixe enganar pelo aspeto exterior de café de vila: no Josué, na Longueira, comem-se os melhores sargos da costa alentejana, além de marisco fresquíssimo bom para petiscar ao fim da tarde. www.facebook.com
Josué / Facebook
Em Almograve, à direita da praia homónima, há tabuletas, da Rota Vicentina, que indicam o caminho para outra bem menos famosa: a Praia da Foz dos Ouriços. A caminhada faz-se pela duna até à descida, junto ao ribeiro que ali desagua.
Rota Vicentina / Flickr
Outra praia que não é fácil de encontrar nem de aceder é a do Tonel, junto à Zambujeira. A melhor forma de lá chegar é seguir as indicações para a Herdade do Touril e depois seguir a estrada de terra batida até à costa.
Casas Brancas / Flickr
Outro dos templos do peixe fresco da região, O Sacas beneficia da 'expertise' do próprio Sacas, um antigo pescador que faz questão de ali servir o que de melhor lhe chega pela mão dos ex-colegas locais. www.facebook.com
Flickr / Casas Brancas
A sul da Zambujeira do Mar encontra-se a Praia dos Alteirinhos, uma ótima alternativa para quem procura mais recato. Esta é, também, uma das praias oficiais naturistas da região.
Dani Alvarez / Flickr
Chama-se Paraíso Escondido e o nome tem o seu quê de apropriado. Berny Ferrão, nascida em Moçambique, diz que tem aqui o seu pedaço de África no Alentejo. E recebe os hóspedes como se estivesse em sua casa, pequeno almoço exótico incluído. paraisoescondido.pt
Paraíso Escondido / Facebook
Entre o Carvalhal e a Azenha do Mar, a Praia da Amália deve o nome à fadista, que ali tinha um poiso de verão. O acesso faz-se, precisamente, junto a essa casa, por um trilho de vegetação intensa.
Tiago Fernandes / Flickr
Inaugurado o ano passado (e com novos quartos desde há um mês), o Monte da Teima é outro dos refúgios da região: uma propriedade rural - animais incluídos - nascida da (incrível) recuperação de um monte abandonado. www.facebook.com
Teima / Facebook
O Azenha do Mar tem o nome da pequena terra onde fica, quase na fronteira algarvia. É um dos mais concorridos restaurantes do país nesta altura. Não aceitam reservas por isso o truque é ir fora dos horários convencionais. E se é difícil conseguir mesa, é muito fácil ficar bem impressionado com a qualidade do peixe e marisco. E querer voltar, muitas vezes. www.facebook.com
Azenha do Mar / Facebook
Tiago Pais
12:45
OBSERVADOR
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