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Governo decide sobre porto de Lisboa até Abril
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Governo decide sobre porto de Lisboa até Abril
Em cima da mesa está a construção de um novo terminal de águas profundas ou o reforço do Terminal de Alcântara.
O ministro da Economia, Pires de Lima, sublinhou esta manhã na audição na Comissão de Economia e Obras Públicas que o Governo ainda não tomou uma decisão quanto à localização do novo terminal de águas profundas do porto de Lisboa, mas revelou que nas próximas semanas poderá ser conhecida a opção final. Pires de Lima assegurou que "só vamos apresentar uma decisão em reuniões do Conselho de Ministros no final de Março ou início de Abril", isto porque o Governo ainda pretende ouvir o contributo de mais deputados sobre esta matéria.
Em cima da mesa está o eventual alargamento do Terminal de Alcântara - que contará sempre com uma restrição do ponto de vista ambiental - ou a construção de uma nova infra-estrutura de águas profundas, em que as opções são na Margem Sul do Tejo: no Barreiro ou na Trafaria.
Durante a audição, o ministro da Economia voltou a enumerar os pontos que justificam a necessidade de aumentar a capacidade do porto de Lisboa. Para o governante há duas opções: "manter o actual 'status quo' com uma infracapacidade portuária em Lisboa que não tem equivalência com a procura deste porto" ou "pensar no seu desenvolvimento".
Sobre as duas localizações, Pires de Lima revelou que tanto o Barreiro como a Trafaria estão a ser estudados, existindo já o interesse do sector privado em contribuir para a construção e eventual concessão do novo terminal. De acordo com o responsável pela pasta da Economia, a avançar uma destas localizações implica "investimento público zero ou tendencialmente zero". E reafirmou que "não abdicamos de uma visão estratégia de crescimento do porto de Lisboa em complemento com o desenvolvimento do porto de Sines".
O modelo de alargamento do porto de Lisboa conta também com o aval positivo das autarquias tanto da Margem Norte - Lisboa - como do Sul do Tejo. Sem querer se comprometer com valores, Pires de Lima acabou por confirmar que a estimativa de investimento numa destas opções para o terminal deverá rondar os 600 milhões de euros.
Dírcia Lopes
19/03/14 10:59
O ministro da Economia, Pires de Lima, sublinhou esta manhã na audição na Comissão de Economia e Obras Públicas que o Governo ainda não tomou uma decisão quanto à localização do novo terminal de águas profundas do porto de Lisboa, mas revelou que nas próximas semanas poderá ser conhecida a opção final. Pires de Lima assegurou que "só vamos apresentar uma decisão em reuniões do Conselho de Ministros no final de Março ou início de Abril", isto porque o Governo ainda pretende ouvir o contributo de mais deputados sobre esta matéria.
Em cima da mesa está o eventual alargamento do Terminal de Alcântara - que contará sempre com uma restrição do ponto de vista ambiental - ou a construção de uma nova infra-estrutura de águas profundas, em que as opções são na Margem Sul do Tejo: no Barreiro ou na Trafaria.
Durante a audição, o ministro da Economia voltou a enumerar os pontos que justificam a necessidade de aumentar a capacidade do porto de Lisboa. Para o governante há duas opções: "manter o actual 'status quo' com uma infracapacidade portuária em Lisboa que não tem equivalência com a procura deste porto" ou "pensar no seu desenvolvimento".
Sobre as duas localizações, Pires de Lima revelou que tanto o Barreiro como a Trafaria estão a ser estudados, existindo já o interesse do sector privado em contribuir para a construção e eventual concessão do novo terminal. De acordo com o responsável pela pasta da Economia, a avançar uma destas localizações implica "investimento público zero ou tendencialmente zero". E reafirmou que "não abdicamos de uma visão estratégia de crescimento do porto de Lisboa em complemento com o desenvolvimento do porto de Sines".
O modelo de alargamento do porto de Lisboa conta também com o aval positivo das autarquias tanto da Margem Norte - Lisboa - como do Sul do Tejo. Sem querer se comprometer com valores, Pires de Lima acabou por confirmar que a estimativa de investimento numa destas opções para o terminal deverá rondar os 600 milhões de euros.
Dírcia Lopes
19/03/14 10:59
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