Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  2018  tvi24  cmtv  2012  2014  2010  2016  2011  2013  2015  2019  2017  2023  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
43 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 43 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS

Ir para baixo

UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS Empty UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS

Mensagem por Admin Ter Ago 25, 2015 1:20 pm

UM PEDU PARA INVESTIR NAS CIDADES PORTUGUESAS Aveiro-sc
Canal da Ribeira de Aveiro 

Antes de investir, planear. Esta é a lógica subjacente às novas regras de financiamento comunitário nas áreas de mobilidade sustentável, inclusão social e regeneração urbana. Os municípios dos centros urbanos de nível superior, integrados nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Lisboa, que queiram mobilizar investimentos prioritários nestas áreas via Portugal 2020 têm até 10 de Setembro para apresentar propostas de Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
 
“O PEDU é o instrumento de programação que suportará a contratualização com as Autoridades Urbanas”, relembra o Aviso do Portugal 2020, de contextualização das candidaturas. O Plano é um novo instrumento previsto neste quadro orçamental 2014-2020 da União Europeia, constando no Acordo de Parceria entre Portugal e Bruxelas, e estando previsto nos respectivos Planos Operacionais das regiões.
 
Dentro de cada uma destas estratégias municipais deverá constar um plano de mobilidade sustentável, um plano de acção de regeneração urbana e um plano de acção integrado para as comunidades desfavorecidas. A inclusão das três vertentes não é obrigatória, mas a ausência de uma das áreas resulta em consequências ao nível do financiamento. Ou seja, um centro urbano pode optar por não apresentar no seu PEDU um plano de mobilidade, por exemplo, mas isso ditará que será impedido de mobilizar a mobilidade sustentável como prioridade de investimento na captação de fundos comunitários.
 
Os investimentos destes centros urbanos serão, nos próximos anos, integrados nos planos previstos no PEDU. Cada município apenas pode apresentar uma única proposta de PEDU, através do formulário electrónico constante no Balcão 2020.
 
O que poderá estar incluído em cada PEDU? O Aviso do Portugal 2020 dá algumas indicações para cada área. No que concerne à mobilidade urbana sustentável, privilegiam-se intervenções ancoradas em estratégias de baixo carbono, aumentando a quota dos transportes públicos e dos modos suaves (bicicleta e pedonal).
 
Já na regeneração urbana, as acções incidem nos centros históricos, zonas ribeirinhas ou zonas industriais abandonadas, dentro de uma área de reabilitação urbana (ARU). As regras do Portugal 2020 ditam que o PEDU possa ser apresentado sem a ARU ter sido aprovada – a área poderá estar, simplesmente, em fase de delimitação.
 
Por fim, o plano de integração de comunidades desfavorecidas visa promover a regeneração e inclusão social, combatendo a pobreza e a discriminação. Estão, por isso, previstas acções de combate ao abandono escolar, formação profissional de jovens, ocupação de tempos livres ou integração de imigrantes e comunidades ciganas, entre outras iniciativas.
 
Aprovados por cada Programa Operacional, os PEDU acabam por agilizar, no decorrer do quadro orçamental 2014-2020, a mobilização de investimentos municipais. “Os planos estratégicos de desenvolvimento urbano seleccionados são implementados pelas autoridades urbanas, incluindo a selecção das operações que dão concretização à estratégia”, reforça o Aviso.
 
Recorde-se que as regras de Bruxelas ditam que um mínimo de 5% dos fundos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), em cada Estado-Membro, deverá ser atribuído a acções integradas para o desenvolvimento urbano sustentável.
 
Os municípios que poderão apresentar propostas de PEDU, no quadro do Portugal 2020, são os seguintes:
 
Região Norte: Arouca; Espinho; Gondomar; Maia; Matosinhos; Oliveira de Azeméis; Paredes; Porto; Póvoa do Varzim; Santa Maria da Feira; Santo Tirso; S. João da Madeira; Trofa; Vale de Cambra; Valongo; Vila do Conde; Vila Nova de Gaia; Braga; Vila Real; Bragança; Barcelos; Chaves; Guimarães; Lamego; Macedo de Cavaleiros; Mirandela; Penafiel; Viana do Castelo; Vila Nova de Famalicão.
 
Região Centro: Aveiro; Coimbra; Figueira da Foz; Leiria; Viseu; Guarda; Covilhã; Castelo Branco; Torres Vedras; Caldas da Rainha; Ovar; Ílhavo; Águeda; Cantanhede; Pombal; Marinha Grande; Mangualde; Tondela; Seia; Gouveia; Oliveira do Hospital; Ourém; Tomar; Torres Novas; Entroncamento; Abrantes; Alcobaça; Nazaré; Óbidos; Peniche e Alenquer. 

Região Lisboa: Alcochete; Almada; Amadora; Barreiro; Cascais; Lisboa; Loures; Mafra; Moita; Montijo; Odivelas; Oeiras; Palmela; Seixal; Sesimbra; Setúbal; Sintra; Vila Franca de Xira.

Região Alentejo: Évora; Beja; Portalegre; Santarém; Elvas; Campo Maior; Sines; Santiago do Cacém; Santo André; Ponte de Sôr; Nisa; Vendas Novas; Montemor-o-Novo; Estremoz; Reguengos de Monsaraz; Castro Verde; Aljustrel; Serpa; Moura; Odemira; Grândola; Alcácer do Sal; Almeirim; Benavente; Coruche; Cartaxo; Rio Maior. 

2015-08-25
MARISA VITORINO FIGUEIREDO
Smart Cities Cidades Sustentáveis 
http://www.smart-cities.pt/
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos