Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  cais  2018  2014  2023  tvi24  2010  2011  2016  2019  cmtv  2012  2017  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
As trutas de Coura EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
As trutas de Coura EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

As trutas de Coura Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
72 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 72 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

As trutas de Coura

Ir para baixo

As trutas de Coura Empty As trutas de Coura

Mensagem por Admin Qui Set 03, 2015 3:37 pm

As trutas de Coura 484143

Paredes de Coura é, para muitos, apenas sinónimo de festival de música pop/rock, o único que mantém o espírito bucólico dos históricos ajuntamentos que criaram o conceito, do Woodstock de 1969 ao Vilar de Mouros de 1971. Mas Paredes de Coura é também terra de gastronomia, com destaque para o restaurante O Conselheiro que, durante anos, foi referência nacional na arte de bem comer e que, infelizmente, teve de encerrar portas. Mas desde o início do século que um novo espaço tem vindo paulatinamente a conquistar notoriedade. Não me lembro já qual o ano em que, tendo ido ao festival e num daqueles encontros conviviais em que o mesmo é pródigo, alguém me falou, como segredo bem guardado, da casa das trutas, uma estranha casa onde o cliente pescava o peixe que depois lhe era servido. E com esta imagem bruta me fiquei - a de uma taberna com um tanque cheio de trutas, onde se escolhia o espécime que se ia comer, servido por um patrão rico em personalidade -, pois na altura não tive oportunidade de lá ir e confirmar a veracidade do que me contavam.

Só muitos anos e reiteradas citações depois é que, finalmente, me sentei à mesa da Casa do Xisto, a tal tasca das trutas
Aliás, só muitos anos e reiteradas citações depois é que, finalmente, me sentei à mesa da Casa do Xisto, a tal tasca das trutas. E o que vi não tinha nada a ver com essas histórias que me enchiam a imaginação.

De facto, o restaurante é um retilíneo e moderno edifício, com uma ampla e agradável esplanada num varandim ao ar livre, inserido no cenário paradisíaco de um parque de pesca desportiva - vasto espaço natural, com diversos lagos e viveiros para criação de trutas, muitos carreiros e singelas pontes de madeira, perdido na encosta da serra da Boalhosa, na freguesia de Insalde, uma dúzia de quilómetros a nordeste da vila de Paredes de Coura.

E se efetivamente quem quer pode pegar numa cana, das muitas que se encontram à disposição dos visitantes, e pescar dos lagos o peixe que quiser para comer grelhado no restaurante ou levar para casa, a oferta gastronómica está longe de se esgotar na truta grelhada. Há ainda a de escabeche, pequena, deliciosa, que se come inteira entre dois nacos de pão, e a assada, método reservado às maiores, que aguentam bem o forno. Mas há também as carnes, com destaque para os rojões ou o cachaço do porco bísaro, de produção própria, ou para o javali, que cresce pelas serranias próximas, acompanhados pelo já célebre arroz das matanças, uma variedade local da cabidela. Aliás, é o gosto manifesto pela cozinha regional, que apreciam como ninguém, que mais encanta nas conversas com Cila e Décio Guerreiro, o simpático casal proprietário do lugar. E o seu último orgulho é precisamente a recuperação de um velho prato minhoto, do tempo da guerra, quando a escassez de arroz no mercado o fizera ser substituído por milho partido, e que entretanto deixou de ser feito e ficou esquecido - o estrolho. Orgulho tanto maior quanto a receita se revelou um êxito e passou a constar da carta diária do restaurante. E eu posso atestar que é, efetivamente, uma deliciosa surpresa. Como tudo o resto na excelente Cada do Xisto…

Adolfo Luxúria Canibal | 03/09/2015 16:20
SOL
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos