Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2017  2011  2023  tvi24  2014  2016  2013  2018  2019  cmtv  cais  2010  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
174 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 174 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país

Ir para baixo

Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   Empty Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país

Mensagem por Admin Qua Set 09, 2015 10:39 am

Porto e acessibilidades são estratégicos para o futuro de Sines e do país   2015-06_visitatxxi8002
Navios de Porta-Contentores em Largo de Sines

Caros sinienses,

As recentes notícias sobre o Terminal de Contentores de Sines são um marco importante na estratégica de desenvolvimento desta região. O facto de este terminal passar a figurar nos 100 mais importantes do mundo justifica, só por si, uma reflexão séria sobre o papel que este território já tem no presente e que virá a ter no futuro.

Em primeiro lugar, é necessário reconhecer que as decisões tomadas pelo estão secretário de Estado Eng.º Consiglieri Pedroso relativamente à criação de raiz de um Terminal de Contentores no Porto de Sines que funcionasse como hub europeu, com ligações marítimas aos maiores centros de produção e de consumo dos cinco continentes, foram decisivas para o desenvolvimento do país e da região. Estas decisões estratégicas revelam uma visão de longo prazo. Após uma década de crescimento a dois dígitos, o Porto de Sines é hoje reconhecido como um empreendimento de sucesso, baseado num modelo de excelência a nível mundial.

Não será por acaso que, ano após ano, o Porto de Sines vem apresentando cada vez maior relevância no contexto portuário nacional, já movimentando nos seus terminais cerca de 50% de toda a carga que passa pelos portos portugueses. É também o primeiro porto exportador do país, sendo um fator de grande confiança, impulsionador do crescimento económico e do emprego, neste caso, em particular para Sines e para a região.

Para se manter e alimentar esta visão estratégica então definida para o Porto de Sines, e em particular para o Terminal de Contentores, era fundamental garantir o nível de investimentos direcionados para a criação de valor, ao mesmo tempo que seriam criadas infraestruturas rodo-ferroviárias necessárias. Contudo, esta visão estratégica foi adiada ou mesmo abandonada.

Com o adiamento da execução da linha ferroviária Sines-Elvas/Caias, o que se faz foi pôr objetivamente em causa uma estratégica definida.        

Após uma década de crescimento a dois dígitos, o Porto de Sines é hoje reconhecido como um empreendimento de sucesso, baseado num modelo de excelência a nível mundial  

Esta ligação a Espanha devia estar concluída no final de 2015, estando agora previsto que comece a operar apenas no verão de 2021. Este atraso de cerca de 5 anos é duro golpe nas perspectivas de crescimento do porto e, como se sabe, talvez a maior ameaça para o futuro crescimento da atividade desta infraestrutura portuária.

Situação idêntica verificou-se com o abandono da execução da ligação rodoviária Sines-Beja (A26), que pôs em causa o triângulo virtuoso para o desenvolvimento do Alentejo, assente no Porto de Sines, no Alqueva e no Aeroporto de Beja.

E mesmo que haja quem questione se a construção da totalidade de A26 seria absolutamente necessária, já a ligação Sines-Grândola nunca deveria ter sido abandonada. 

Este investimento, que à escala nacional seria irrelevante, iria ligar Sines e o seu complexo portuário e industrial à capital do país, em perfil de autoestrada, permitindo desta forma que os milhares de viaturas pesadas que anualmente utilizam este trajeto o fizessem sem os constrangimentos do actual percurso.

Ao contrário do que muitas vezes se pretende fazer crer, não forma poupados milhões de euros com a subconcessão rodoviária do Baixo Alentejo. Poupar seria fazer o mesmo com menores custos. O que aconteceu foi o desistir de executar uma infraestrutura importante para o Alentejo e particularmente para o Alentejo Litoral, ao mesmo tempo que foram sobrecarregadas outros estradas nacionais em muito mau estado (veja-se o troço da estrada nacional entre Grândola-Alcácer do Sal), afetando a segurança dos seus utilizadores.

Não se pode, neste caso, falar em poupança, fale-se antes em atraso, fale-se da não conclusão de obras já em adiantado estado de execução, fale-se de contenção das expectativas de desenvolvimento de uma região.

Acredito, no entanto, que ainda é possível reposicionar as prioridades dos investimentos rodoviários e ferroviários e, desta forma, assumir o desenvolvimento das potencialidades de Sines e desta região do Alentejo como motores de desenvolvimento do país.

Nuno Mascarenhas 
Presidente da Câmara Municipal de Sines 
Sines Municipal 
07 de Setembro de 2015 
Página 03

Edição 7 do Sines Municipal (setembro de 2015) - http://issuu.com/cmsines/docs/sines_municipal_07__setembro_de_201?e=1025444%2F15229292
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos