Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

tvi24  2018  2023  2011  2016  cmtv  2015  2017  2010  2014  2019  cais  2012  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Novos segmentos de consumidores – desafios renovados EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Novos segmentos de consumidores – desafios renovados Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
328 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 328 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Novos segmentos de consumidores – desafios renovados

Ir para baixo

Novos segmentos de consumidores – desafios renovados Empty Novos segmentos de consumidores – desafios renovados

Mensagem por Admin Seg Set 14, 2015 3:57 pm

O mercado mudou entretanto e novos segmentos-alvo desafiam hoje os mais tradicionais critérios de segmentação.


Durante duas décadas de crescimento e até à crise de 2008, a esmagadora maioria das empresas a operar em Portugal concentrou os seus esforços nos tradicionais segmentos-alvo: consumidores de classe média, média alta e alta, entre os 25 e os 65 anos, cujo rendimento se acreditava ir crescendo ao longo dos anos.
 
A crise económica e social causou uma justificada perturbação nas políticas de marketing das empresas que teve como consequência, em muitas destas organizações, a prioridade de cortar sistematicamente custos "desnecessários". Ora o problema é que os orçamentos de marketing, comunicação e até de formação foram maioritariamente encarados como custos e não como investimentos, cujo retorno poderia potenciar a produtividade organizacional.
 
Agora, numa altura em que a economia parece começar lentamente a dar os primeiros passos no caminho de uma retoma económica, é tempo de as empresas tomarem consciência de que o mercado mudou entretanto e que novos segmentos-alvo desafiam hoje os mais tradicionais critérios de segmentação.
  
Veja-se, por exemplo, o segmento dos "Novos novos" – pessoas que, há duas décadas eram consideradas quase velhas por se aproximarem ou terem ultrapassado os 60 anos, mas que actualmente, dada a mudança de estilos e condições de vida, se podem encontrar a praticar desportos, por vezes radicais, e que em vez do comportamento tradicional de "avô", procuraram antes novas experiências marcantes. Um segmento que rejuvenesceu, que consome, tem expectativas e que desafia as empresas a pensarem numa oferta relevante para este "target".
 
Outros segmentos-alvo podem ser interessantes e rentáveis para as empresas: o mundo mudou e, com ele, os fluxos migratórios, razão por que as comunidades imigrantes constituem outros segmentos a ter em conta.
 
Por um lado, vimos assistindo a um claro êxodo de jovens portugueses com formação superior que saem de Portugal rumo a outros países europeus, americanos e africanos; por outro lado, constatamos diariamente a entrada de cidadãos chineses em Portugal, sobretudo através da política de vistos "gold". Além destes, outros segmentos de consumidores têm vindo a integrar o nosso mercado: reformados franceses, atraídos por um estilo de vida distinto e pela favorabilidade fiscal que aqui encontram, ou jovens quadros oriundos de diferentes países europeus, com "expertise" ao nível das novas tecnologias, atraídos pelo clima de um país que está cada vez mais na moda, todos eles se têm vindo a instalar em Portugal, trabalhando em start-ups que proliferam um pouco por todo o lado.
  
Foi justamente para conhecer melhor estes "novos" segmentos-alvo, que constituem oportunidades para as empresas a operar em Portugal, que o Marketing FutureCast Lab – um consórcio do AUDAX-IUL com um conjunto de empresas, e que foi, também e desde 2007, o primeiro laboratório na Europa a estudar as novas tendências de marketing – está presentemente a desenvolver um conjunto de estudos que utilizam metodologias inovadoras.
 
Dos trabalhos já realizados, é já possível constatar um erro recorrente: estes públicos-alvo são tratados da mesma forma que as empresas estão habituadas a tratar o "mass market", esquecendo o óbvio, isto é, que em grande parte dos sectores, nomeadamente nos serviços, estes públicos têm necessidades e expectativas específicas que não são tidas em conta.
 
Daí que o desafio que se coloca às organizações consiste em ter a coragem de sair da área de conforto e procurarem conhecer melhor estes novos alvos. Por outras palavras, as empresas e os organismos públicos devem ser capazes de "calçar os sapatos" destes clientes/utentes, desenvolvendo, depois, abordagens de marketing específicas, nomeadamente na sua política de comunicação e aproveitando todas as potencialidades do mundo digital.
  
Por último, a integração de elementos destes segmentos nas equipas de marketing será seguramente uma ajuda preciosa para esta inflexão que, no caso das comunidades estrangeiras a residir em Portugal, poderá atrair um número crescente de imigrantes, certos de vir a encontrar um bom acolhimento, aspecto em que os portugueses podem ter uma vantagem competitiva sustentada.
  
Professor de Marketing do ISCTE-IUL


pedro.dionisio@iscte.pt

14 Setembro 2015, 00:01 por Pedro Dionísio
Negócios
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos