Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 392 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 392 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Sérgio Monteiro defende "maior concorrência nos portos"
Página 1 de 1
Sérgio Monteiro defende "maior concorrência nos portos"
O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou hoje que é necessária "maior concorrência nos portos", salientando que o novo terminal de contentores no Barreiro é um projeto com apoio de Bruxelas.
"Este projeto não se restringe ao terminal de contentores no Barreiro, é a sua face mais visível, pois tem também uma requalificação do território, a redução da pegada ambiental e aumento da capacidade de navegabilidade do Tejo. É um projeto que já teve grande apoio de Bruxelas, que validou a candidatura", disse.
O secretário de Estado presidiu hoje à assinatura de constituição do consórcio "viaLisboa", entre a Administração do Porto de Lisboa, a Câmara do Barreiro, a Câmara do Seixal, a Baía do Tejo e a Infraestruturas de Portugal.
Este consórcio vai aplicar a candidatura de cerca de seis milhões de euros para se efetuarem os estudos necessários à localização do novo terminal de contentores da região de Lisboa no concelho do Barreiro.
Sérgio Monteiro referiu que as críticas em torno do projeto têm sido "poucas face aos consensos gerados", referindo que o projeto, orçado em cerca de 600 milhões de euros, será efetuado sem dinheiros públicos.
"O projeto será desenvolvido por capital privado, não há fundos públicos no novo terminal. Queremos maior concorrência nos portos, mais operadores e ter capacidade de reduzir o custo da fatura portuária. É isso que nos une", disse.
"Os que dizem que estão contra querem que outros operadores que já existem cresçam, não querem a entrada de novos operadores. Para nós é bom ter operadores em Setúbal, Barreiro, Lisboa, Aveiro, Leixões, Sines ou Figueira da Foz", acrescentou.
O secretário de Estado explicou ainda que são as administrações portuárias que tratam das partes comuns, como dragagens ou molhes de proteção, mas que as receitas vêm das taxas cobradas aos operadores privados.
A presidente da APL, Marina Ferreira, anunciou que o júri está já a efetuar as notificações das empresas que concorreram para efetuarem o Estudo Prévio e o Estudo de Impacte Ambiental do futuro terminal de contentores.
"Os três primeiros lugares são de três empresas que nos satisfazem plenamente. Esta fase é ainda preliminar, não é definitiva, mas em primeiro lugar ficou o consórcio Consulmar, em segundo a Proman e em terceiro a WW", disse.
A responsável referiu ainda que vai avançar o concurso de ideias para a Estratégia Urbanística de Reconversão da Zona Industrial e Portuária do Barreiro, com a colaboração da Ordem dos Arquitetos, e o projeto de requalificação do cais da Siderurgia, no Seixal.
Por Lusa
13:30
Notícias ao Minuto
Tópicos semelhantes
» Entrevista SÉRGIO SILVA MONTEIRO
» Secretário de Estado dos Transportes - Sérgio Monteiro apresenta PETI3+ no ITF
» Afirma Sérgio Monteiro Candidatos a subconcessões de Lisboa em “pé de igualdade”
» Secretário de Estado dos Transportes - Sérgio Monteiro apresenta PETI3+ no ITF
» Afirma Sérgio Monteiro Candidatos a subconcessões de Lisboa em “pé de igualdade”
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin