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Atinja objetivos
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Atinja objetivos
Como o tempo é um recurso escasso, sempre que optamos por um compromisso é imperativo que temos de deixar de fazer certas e determinadas coisas em detrimento de outras.
O modelo "GROW" ("Goals" - objetivos/metas , "Reality" - realidade, "Options" - opções e "Will" - vontade/compromisso) foi elaborado por Graham Alexander e posteriormente adaptado e desenvolvido por John Whitmore, é um modelo interrogativo habitualmente utilizado pelos "coaches" no desenvolvimento dos seus "coachees".
Neste artigo proponho a utilização do modelo "GROW" para a melhoria individual da tomada de decisão de forma a alcançar mais facilmente os seus objetivos.
"Goals" (objetivos/metas)
Neste sentido é fundamental começarmos pela pergunta:
Qual é o meu objetivo? Qual é a minha meta? O que desejo/o que quero alcançar?
Na definição do objetivo é fundamental ter a consciência se o mesmo é alcançável, mensurável e suscetível de medir o seu alcance. Muitas vezes quando perguntamos a alguém o que deseja alcançar na vida a resposta é: desejo ser feliz, este é o caso típico de uma má definição de objetivo, pois antes de mais a pessoa deverá definir o que é que para si a felicidade e o que contribui para a sua felicidade e aí listar objetivamente o que a torna feliz.
Outro erro típico é quando não temos em consideração que para atingirmos um grande objetivo é fundamental mantermo-nos motivados através de "check points" de performance ou "baby steps". Os objetivos intermédios são uma das melhores formas ou um dos melhores elixires para nos mantermos motivados e focados no grande objetivo.
"Reality" (realidade)
Qual é a verdadeira realidade?
Neste momento temos de nos interrogar acerca da realidade, será mesmo assim como a vemos?
É uma altura em que temos de questionar as nossas crenças e ouvir opiniões externas, objetivar factos, fazer um levantamento exaustivo de quais são os obstáculos bloqueadores e quais poderão ser os facilitadores para atingirmos o nosso objetivo. É neste momento que é fundamental elencar quais os recursos necessários e disponíveis.
"Options" (opções)
Quais são as opções e as alternativas disponíveis? Qual o melhor caminho para atingir o objetivo?
Neste momento é fundamental definir o impacto das várias alternativas e optar pelas mais seguras e de menor risco, aumentado assim a probabilidade de atingir o sucesso.
"Will" (vontade/compromisso)
Este momento é quando se define o compromisso e quando temos de calcular o que implica as nossas escolhas. Como o tempo é um recurso escasso, sempre que optamos por um compromisso é imperativo que temos de deixar de fazer certas e determinadas coisas em detrimento de outras. Para facilitarmos o cumprimento do compromisso é fundamental elencarmos um cronograma de atuação em que definiremos de forma cronológica quais os próximos passos e quais os recursos necessários para cada fase. Também poderá ser interessante elencar um conjunto de autogratificações à medida que vai atingindo os objetivos intermédios.
Gestor e Professor Universitário
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
29 Setembro 2015, 21:20 por Alexandre Real
Negócios
O modelo "GROW" ("Goals" - objetivos/metas , "Reality" - realidade, "Options" - opções e "Will" - vontade/compromisso) foi elaborado por Graham Alexander e posteriormente adaptado e desenvolvido por John Whitmore, é um modelo interrogativo habitualmente utilizado pelos "coaches" no desenvolvimento dos seus "coachees".
Neste artigo proponho a utilização do modelo "GROW" para a melhoria individual da tomada de decisão de forma a alcançar mais facilmente os seus objetivos.
"Goals" (objetivos/metas)
Neste sentido é fundamental começarmos pela pergunta:
Qual é o meu objetivo? Qual é a minha meta? O que desejo/o que quero alcançar?
Na definição do objetivo é fundamental ter a consciência se o mesmo é alcançável, mensurável e suscetível de medir o seu alcance. Muitas vezes quando perguntamos a alguém o que deseja alcançar na vida a resposta é: desejo ser feliz, este é o caso típico de uma má definição de objetivo, pois antes de mais a pessoa deverá definir o que é que para si a felicidade e o que contribui para a sua felicidade e aí listar objetivamente o que a torna feliz.
Outro erro típico é quando não temos em consideração que para atingirmos um grande objetivo é fundamental mantermo-nos motivados através de "check points" de performance ou "baby steps". Os objetivos intermédios são uma das melhores formas ou um dos melhores elixires para nos mantermos motivados e focados no grande objetivo.
"Reality" (realidade)
Qual é a verdadeira realidade?
Neste momento temos de nos interrogar acerca da realidade, será mesmo assim como a vemos?
É uma altura em que temos de questionar as nossas crenças e ouvir opiniões externas, objetivar factos, fazer um levantamento exaustivo de quais são os obstáculos bloqueadores e quais poderão ser os facilitadores para atingirmos o nosso objetivo. É neste momento que é fundamental elencar quais os recursos necessários e disponíveis.
"Options" (opções)
Quais são as opções e as alternativas disponíveis? Qual o melhor caminho para atingir o objetivo?
Neste momento é fundamental definir o impacto das várias alternativas e optar pelas mais seguras e de menor risco, aumentado assim a probabilidade de atingir o sucesso.
"Will" (vontade/compromisso)
Este momento é quando se define o compromisso e quando temos de calcular o que implica as nossas escolhas. Como o tempo é um recurso escasso, sempre que optamos por um compromisso é imperativo que temos de deixar de fazer certas e determinadas coisas em detrimento de outras. Para facilitarmos o cumprimento do compromisso é fundamental elencarmos um cronograma de atuação em que definiremos de forma cronológica quais os próximos passos e quais os recursos necessários para cada fase. Também poderá ser interessante elencar um conjunto de autogratificações à medida que vai atingindo os objetivos intermédios.
Gestor e Professor Universitário
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico
29 Setembro 2015, 21:20 por Alexandre Real
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