Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 306 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 306 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Adif compra patente de vagões de mercadorias bibitola
Página 1 de 1
Adif compra patente de vagões de mercadorias bibitola
Intercambiador
A espanhola Adif vai comprar à construtora Azvi e à empresa de engenharia Tría a patente de um sistema de eixos de rodados telescópicos que permitirá aos comboios de mercadorias circularem, de forma indistinta, por linhas convencionais e de Alta Velocidade.
O consórcio Azvi / Tría terá apresentado a melhor proposta no concurso lançado em Agosto passado pela Adif, para adquirir os direitos de exploração de um sistema de eixos telescópicos para os vagões de mercadorias.
O objectivo do Ministério do Fomento é potenciar o transporte ferroviário de mercadorias, eliminando o constrangimento actual que representa a coexistência em Espanha de linhas de bitola europeia e de bitola ibérica.
O sistema de eixos telescópicos já existe para os comboios de passageiros. Mas até há pouco pensava-se não ser aplicável às mercadorias por causa do peso dos vagões. Por isso, actualmente a única maneira de transportar mercadorias de uma bitola para a outra é transferir as cargas (contentores ou caixas móveis, por exemplo) de um vagão para outro.
Com a utilização dos eixos telescópicos (e com o recurso aos intercambiadores), os comboios de mercadorias poderão circular nos grandes eixos ferroviários no interior de Espanha e na ligação à Europa trans-Pirenaica.
Esta iniciativa do governo espanhol parece ir ao arrepio do objectivo de fazer migrar toda a rede ferroviária do país vizinho, da bitola ibérica para a bitola UIC. Ou então será apenas o reconhecimento de que tal desiderato só será atingido muito depois do até aqui previsto e anunciado.
A novidade espanhola poderá também beneficiar o transporte ferroviário de mercadorias português, se se pensar nos (reduzidos) tráfegos com origem / destino além-Pirinéus e assumindo que os operadores nacionais - ou os estrangeiros que cá actuam – poderão em algum momento utilizar os novos vagões.
18 Novembro, 2015 at 15:34
por T&N
Tópicos semelhantes
» Garrigues assessora REN na compra de activos de gás da Galp
» Geodis compra operador logístico americano OHL
» Maersk Line compra Hamburg Süd
» Geodis compra operador logístico americano OHL
» Maersk Line compra Hamburg Süd
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin