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Bruxelas dá nota negativa aos transportes em Portugal e o Plano Estratégico dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI)
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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Bruxelas dá nota negativa aos transportes em Portugal e o Plano Estratégico dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI)
Investimentos nos transportes foram inscritos por pressão de Bruxelas apresentado no Plano Estratégico dos Transportes e Infra-Estruturas (PETI), se houvesse dinheiro para ser ganho, na Linha do Oeste, na Linha Aveiro-V. Formoso, no "transporte de passageiros", nos diversos corredores, ... haveria privados que investiriam nesses negócios, não há, basta circular em vias como a A29, visitar o Aeroporto de Beja, ou relembrar a defunta rede ferroviária Alentejana para saber que este país tem transportes a mais, financiados por impostos a mais, que provocam emprego e natalidade a menos, o único investimento estratégico, como se pode constatar em diversos documentos estratégicos europeus, é Sines. Fundos privados e europeus para desenvolver o Porto de Sines, as ligações e plataformas de apoio, faz sentido. Este plano de investimentos do sector não competitivo, não e sobretudo em 2014 - 2022. O orçamento de Fundos Europeus esta a indica dos três projectos mais importantes para o Portugal a expansão do terminal XXI, a construção do terminal Vasco da Gama e a ferroviária entre o porto de Sines - Madrid - Paris como a ligação de passageiros e de mercadorias na linha esta a fora a ligação de Lisboa - Madrid - Paris de passageiros, os novos terminal de contentores nos portos de Lisboa e de Leixões as ligações a ferroviárias para a Espanha, as obras as estradas, as expansões dos portos de Setúbal, de Lisboa, de Aveiro e Leixões e as expansões nos aeroportos nacional não são o projectos importantes para a União Europeia é a urgência a capacidade do porto de Sines para a capacidade a expansão negócio no deste porto nacional como vários estudos internacionais é o alvo natural dos fundos privados e europeus os indícios económicos a disse o crescimento de economia Regional, Nacional e Europeia como o novo mercado comercial de mercadoria o ponto central geoestratégica Europeia.
Os técnicos de transportes a sá disse considera o PETI um “erro histórico”, que o Plano "contraria os objectivos estratégicos do Governo para superar a crise e relançar a economia", apontando-o como um incentivo para uma economia periférica, restritivo da competitividade das empresas exportadoras e de estímulo do investimento estrangeiro, e sem ambição para alcançar desenvolvimento e paridade europeia, "O PETI, ao contrário do que tem sido propagandeado, condena Portugal a ser um apêndice do sistema ferroviário europeu, quase isolado da Europa e da própria Espanha, pois as propostas do PETI para a ferrovia de bitola europeia são soluções de “remendo”, pouco competitivas e sem qualquer visão estratégica para o médio e longo prazo".
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