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Estratégia municipal de turismo
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Estratégia municipal de turismo
As experiências a oferecer ao turista terão de ser cada vez mais variadas, genuínas e alternativas
O municipalismo tem evoluído e as competências tradicionais das autarquias têm sido complementadas com outras que habitualmente eram exclusivas dos governos. Áreas como diplomacia, economia e ciência, passaram a fazer parte dos programas dos executivos camarários. Tudo alicerçado numa estratégia municipal e na construção de uma agenda para todos.
Mais do que ser competitivo um município tem de ser atrativo e promover um desenvolvimento territorial integrado, aquilo a que chamo andar com os dois pés: progresso social e económico.
Falarei do papel do poder local em revitalizar a economia. Esta deve ser uma prioridade dos municípios, se quiserem assumir o desígnio do crescimento económico.
O Funchal é desde o inicio do povoamento o principal polo urbano da ilha: é aqui que se situam as principais infraestruturas, é aqui que se concentram os maiores e mais importantes equipamentos, é aqui onde existe maior oferta de emprego. É expectável que o Funchal continue a ser no futuro o município central da rede urbana regional.
A nossa capital tem uma riqueza patrimonial histórica, tem uma frente mar e um porto dinâmico, tem um clima favorável e temperaturas amenas durante todo o ano, tem uma tradição turística. Muitas cidades gostariam de ter estes fatores.
Neste contexto o turismo assume um papel estruturante na economia local e regional: o setor representa 24% do PIB e 15% do emprego e muita da atividade local de comércio e serviços está dependente da atividade turística.
O papel dos municípios em geral, e do Funchal em particular, é determinante na qualidade do produto turístico da Região.
O lema do Turismo Portugal é “Receber Bem” e quem melhor que o madeirense pode cumprir este desiderato?
É a nível local que o turista percebe se é ou não bem recebido, e é a nível local que se criam experiências que geram emoções. É este sentir que fica guardado na memória e se transmite nos meios de quem nos visita. É desta forma que melhor se promove o nosso destino.
No passado a ação da Câmara Municipal do Funchal na área do turismo foi pautada por um conjunto de atividades e iniciativas que careciam de um enquadramento estratégico. Por isso, e estando conscientes deste facto, estamos em fase de conclusão de um programa de ação que consubstancia um plano estratégico para o turismo do Funchal, estratégia baseada no estabelecimento de prioridades coordenadas com os agentes locais e alinhada com a estratégia de âmbito regional e nacional.
As linhas estratégicas nacionais e regionais para o turismo focam-se na criação de um destino de qualidade.
As experiências a oferecer ao turista terão de ser cada vez mais variadas, genuínas e alternativas. E é neste campo, o das experiências, que a ação do município deve e pode ser centrada, pautando-se pela autenticidade, criatividade e diversidade, na formulação de um produto turístico baseado em experiências integradas. A nossa missão passa por cuidar da cidade, qualificar o produto turístico e com ele, proporcionar o máximo de experiências no mais curto espaço de tempo, fazendo com que estes gastem mais.
A visão que temos para a nossa capital é a de “Funchal, experiência única”. Uma natureza deslumbrante, um clima ameno, uma história com mais de quinhentos anos, uma riqueza cultural valiosa, um “cantinho do céu” no que diz respeito à segurança, eventos de qualidade e excelente gastronomia, permitem que o Funchal proporcione experiências completas e únicas.
Associada à visão que temos para o turismo no Funchal, surge a necessidade de criação da “Marca Funchal”, que contenha os valores de qualidade, autenticidade, simplicidade e inovação.
Com esta estratégia para o turismo, estamos certos que contribuiremos para a qualidade do produto turístico e para o crescimento do principal setor económico da Região. Algo que não pode ser “para turista ver”.
Paulo Cafôfo
Diário de Notícias da Madeira
Segunda, 23 de Novembro de 2015
A nota é a falta de Estratégica Municipal e Regional de Turismo no Litoral Alentejano e a principal de Sines
É a falta de Estratégica Municipal e Regional de Turismo no Litoral Alentejano e a principal de Sines.
O exemplo do turístico de transportes náuticos de cruzeiros, de receio, de ferroviário e de aéreo.
O exemplo de atrair com a procura o melhores do investimento directo de alojamento, de serviços, de comercio, de lazer e de cultura.
Onde esta a criar na fronteira do Litoral Alentejano para a região metropolitana de Lisboa é em Comporta/Tróia.
O exemplo do turístico de transportes náuticos de cruzeiros, de receio, de ferroviário e de aéreo.
O exemplo de atrair com a procura o melhores do investimento directo de alojamento, de serviços, de comercio, de lazer e de cultura.
Onde esta a criar na fronteira do Litoral Alentejano para a região metropolitana de Lisboa é em Comporta/Tróia.
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