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No primeiro trimestre de 2014 - Porto de Sines regista aumento de mercadorias
Olhar Sines no Futuro :: Categoria :: Portugal :: Alentejo :: Litoral Alentejano
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No primeiro trimestre de 2014 - Porto de Sines regista aumento de mercadorias
O porto de Sines registou nos primeiros três meses de 2014 um movimento de 8,2 milhões de toneladas de mercadorias, o que correspondeu a um aumento de 6,5 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na carga contentorizada foram movimentados 271.210 TEU entre janeiro e março deste ano, representando uma operação média mensal de mais de 90 mil TEU.
Em comunicado a Administração do porto de Sines afirma ter sido “o melhor crescimento da Península Ibérica em contentores, sendo um índice de crescimento superior aos seus principais concorrentes: Valência, Algeciras e Barcelona”.
A APS explica que este aumento esteve associado à subida do segmento da carga geral que cresceu 36,5 por cento, compensando a diminuição na movimentação dos granéis líquidos, “já prevista devido à paragem para manutenção técnica da Refinaria de Sines”. Os granéis sólidos registaram também um ligeiro decréscimo “devido à diminuição de importação de carvão”. “Ainda assim, foi o melhor trimestre de sempre em tonelagem de mercadorias movimentadas”, afirma o porto de Sines.
por: Miguel Ribeiro Pedras
11-04-2014Re: No primeiro trimestre de 2014 - Porto de Sines regista aumento de mercadorias
No mês de Janeiro, os sete principais portos nacionais movimentaram cerca de 6,9 milhões de toneladas, valor que corresponde a um aumento de 20,3% face ao mesmo mês de 2013. O porto de Sines foi o que mais cresceu, com uma subida de 27,5%. O porto de Setúbal subiu 26%, Aveiro 22,2%, Lisboa 14,4% e Leixões 14%. No período em questão, Sines representava 49,3% do total movimentado nos portos, a percentagem mais elevada desde sempre.
A movimentação de contentores nos portos nacionais registou também um crescimento, por sua vez de 17,8%. O porto de Setúbal teve uma subida vertiginosa de 288,2%, Sines cresceu 39,5% e Leixões 5,8%. Em Lisboa registou-se uma quebra de 14,2% e na Figueira da Foz de 18,3%.
A questão a vai a continuar a crescer o porto de Sines?
A responda é Sim a passar de 60% por ano do mais mercado internacional do transhipment (transbordo) de mercado e mais um ano a crescer a rapidamente a passar o deste número de 60% até 80 - 90% os portos nacionais esta a mudança no deste porto nacional de Sines, a responda para o Governo PSD e CDS-PP os investidores internacional dizer é o erro histórico a apostar muito mais no porto de Sines e a região como um grande plano a criação plataforma logística intercontinental em Sines, do plano 4+1 a apostar de Lisboa, de Leixões com 14% a continuar abaixar, de Aveiro 20 - 25% e 20 - 30% de Setúbal a exportação de Autoeuropa o crescimento em Setúbal.
Mais 17,8% na movimentação de TEU’s
A movimentação de contentores nos portos nacionais registou também um crescimento, por sua vez de 17,8%. O porto de Setúbal teve uma subida vertiginosa de 288,2%, Sines cresceu 39,5% e Leixões 5,8%. Em Lisboa registou-se uma quebra de 14,2% e na Figueira da Foz de 18,3%.
A questão a vai a continuar a crescer o porto de Sines?
A responda é Sim a passar de 60% por ano do mais mercado internacional do transhipment (transbordo) de mercado e mais um ano a crescer a rapidamente a passar o deste número de 60% até 80 - 90% os portos nacionais esta a mudança no deste porto nacional de Sines, a responda para o Governo PSD e CDS-PP os investidores internacional dizer é o erro histórico a apostar muito mais no porto de Sines e a região como um grande plano a criação plataforma logística intercontinental em Sines, do plano 4+1 a apostar de Lisboa, de Leixões com 14% a continuar abaixar, de Aveiro 20 - 25% e 20 - 30% de Setúbal a exportação de Autoeuropa o crescimento em Setúbal.
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