Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 280 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 280 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Porto de Sines: João Franco prevê crescimento de 7% a 8% no segmento dos contentores
Página 1 de 1
Porto de Sines: João Franco prevê crescimento de 7% a 8% no segmento dos contentores
Numa entrevista concedida à Antena 1, o presidente da APS, João Franco, dissertou sobre variados temas que englobam a actividade portuária, a administração dos portos de Sines, Faro e Portimão, os condicionalismos de uma economia nacional de pouca escala, a evolução da economia internacional, a morfologia do negócio portuário e suas necessidades e também as perspectivas futuras no que toca aos investimentos infra-estruturais.
Instado a analisar a performance do Porto de Sines dentro do contexto macroeconómico internacional, João Franco explicou: "No contexto internacional, o segmento de mercado que vai crescendo mais é o segmento dos contentores, o que explica que em Sines, o terminal de contentores tenha tido crescimentos espectaculares nos últimos anos (68% há dois anos, 32% o ano passado); este ano será bastante menos (...) sendo nós um porto de transhipment, estamos muito ligados ao que acontece acontece ao nível mundial, portanto, há uma perturbação, diminuição da actividade com a China".
Traçando o perfil do Porto de Sines como sendo maioritariamente uma plataforma de Transhipment, a conclusão do presidente João Franco é a de que Sines está umbilicalmente ligada às contigências económicas num plano global. O refrear da actividade económica chinesa é pois assim, um travão à fluídez dos índices de exportação de mercadorias e do transporte das mesmas - "daí que a mercadoria oriunda da China destinada a outros portos do mundo - que é movimentada depois aqui em Sines, porque é o primeiro porto onde os navios atracam quando veem do extremo oriente - tenha sofrido uma quebra face às previsões, evidentemente que vamos continuar a crescer", explicitou.
Ainda assim, as previsões seguem a linha do sustentado crescimento em Sines: "no segmento dos contentores as expectativas é de crescermos na casa dos 7/8% e no total muito acima dos 15%, entre os 15% e 20%. Todos os anos há crescimento, sempre muito significativo. Crescimento estrutural (...) pode crescer mais ou menos, mas sempre acima da média europeia", afirmou João Franco.
O presidente do Porto de Sines explicou ainda que os constrangimentos endémicos da economia portuguesa e a austeridade crónica que o país atravessa, não são, por si só, factores que destabilizem a performance de Sines: "o mercado internacional, não obstante algumas oscilações, não vai mal (...) como nós funcionamos muito no mercado internacional - nós vivemos na competição com os mercados internacionais - a economia portuguesa para nós tem pouco significado".
27/11/2015
CARGO Edições,Lda © 2015
Tópicos semelhantes
» Porto de Sines prevê crescimento mínimo de 4% em 2016
» Porto de Sines: João Franco antecipa crescimento na casa dos 20% para este ano
» João Franco, Presidente do Porto de Sines, Em Grande Entrevista, Afirma Crescimento e Alerta para Riscos com o impasse no Processo PSA
» Porto de Sines: João Franco antecipa crescimento na casa dos 20% para este ano
» João Franco, Presidente do Porto de Sines, Em Grande Entrevista, Afirma Crescimento e Alerta para Riscos com o impasse no Processo PSA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin