Procurar
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 424 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 424 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Reticências
Página 1 de 1
Reticências
A escrita dos portugueses está a ser atacada por uma epidemia de tripla exclamação, disseminada a um ritmo frenético nas redes sociais. É grave, porque este fenómeno tem como injusta consequência a usurpação de um privilégio que sempre pertenceu às reticências. Sei que estou quase sozinho nesta batalha, mas continuo a defender que uma exclamação é uma exclamação e aquele tracinho vertical por cima do ponto final basta. Choca-me, no meio de tudo isto, que ninguém se preocupe com as reticências, o único sinal ortográfico que, até à pré-história, antes do Facebook e do Twitter, portanto, ocupava três espaços. Pequeninos, mas são três. Bem sei que a malta apenas usa a tripla admiração quando a coisa se justifica mesmo muito, em declarações tão excitantes e inesperadas como "Está um dia de sol lindo!!!" ou "Que rica dose de rojões!!!". Mas voltando ao problema das indefesas reticências, é triste que os sábios do novo acordo ortográfico, em vez de andarem em voltinhas tontas com o optimismo e o otimismo, não tenham revisto a pontuação, inventando um novo sinal que substituísse o triplo ponto de exclamação. Sem ser, como vi escrito há dias, "!x3", um recurso que só serve para transformar a língua numa inútil equação matemática, pois não resolve a perda de singularidade das reticências.
12.12.2015
VÍTOR SANTOS
Jornal de Notícias
12.12.2015
VÍTOR SANTOS
Jornal de Notícias
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin