Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Há muito que explicar no porto do Funchal
Página 1 de 1
Há muito que explicar no porto do Funchal
Tem havido muitos navios no porto do Funchal.
Não vou dizer que sou taxativamente contra a presença de navios de cruzeiro no porto, mas também não os posso defender como a panaceia contra todos os males.
Em termos de proveitos, não tenho visto estudos recentes, mas há uns anos o cliente de cruzeiros era do que menos deixava na Madeira. Vendo os navios que mais frequentemente nos visitam, duvido que isto tenha mudado. Aliás, basta passear-se pelo Funchal e observar os nossos visitantes: entram no mercado e observam de tudo, mas raramente saem com um saco. Vão ver os bordados, mas não os compram. Vão até à cidade, mas não de táxi: usam o shuttle ou vão a pé. Partilham um café numa esplanada, mas vão almoçar no navio.
Será que é mesmo isto que queremos? Será que é mesmo disto que precisamos?
Também não estou convencido que o ferry seja uma mais valia para o turismo. O ferry é importante para a população local, porque permite uma saída e entrada fácil na ilha. Será uma mais valia para o turismo na medida em que permitirá obter produtos frescos e perecíveis de maior qualidade a um preço mais baixo, o que permite simultaneamente melhorar a qualidade da oferta (nomeadamente em termos de restauração) e aumentar as margens.
Vai-nos trazer turismo? Não acredito que seja um mercado relevante, nem em termos de quantidade nem em termos de valor. Mas acho que é uma aspiração legítima e relevante enquanto cidadãos, na medida em que deve ser entendida como uma medida fundamental na garantia do preceito da continuidade territorial.
Mas acho que deve ser visto menos do que uma extensão da linha das Canárias – das quais desde sempre nos vimos a tentar desligar em termos de imagem – e mais como um factor de integração nacional, ligando Açores e Madeira a Lisboa, o que me parece possível com um navio em rotações semanais. Mas também aqui faltam estudos e informação.
rloja@netmadeira.com
Roberto Loja
Diário de Notícias da Madeira
Sábado, 16 de Janeiro de 2016
Tópicos semelhantes
» Porto de Lisboa foi grande perdedor de 2015. Greves ajudam a explicar
» CATALUNHA - Uma penitenciária de “luxo” que é um “elefante branco” (muito, muito dispendioso)
» Para explicar o mundo de fatos a levou ou leva os problemas nacionais
» CATALUNHA - Uma penitenciária de “luxo” que é um “elefante branco” (muito, muito dispendioso)
» Para explicar o mundo de fatos a levou ou leva os problemas nacionais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin