Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2017  cais  2023  2014  2013  2010  2011  2018  2019  2016  2015  tvi24  cmtv  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Há muito que explicar no porto do Funchal EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Há muito que explicar no porto do Funchal Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Há muito que explicar no porto do Funchal

Ir para baixo

Há muito que explicar no porto do Funchal Empty Há muito que explicar no porto do Funchal

Mensagem por Admin Sáb Jan 16, 2016 12:18 pm

Há muito que explicar no porto do Funchal 09-_Roberto_Loja

Tem havido muitos navios no porto do Funchal.

Não vou dizer que sou taxativamente contra a presença de navios de cruzeiro no porto, mas também não os posso defender como a panaceia contra todos os males.

Em termos de proveitos, não tenho visto estudos recentes, mas há uns anos o cliente de cruzeiros era do que menos deixava na Madeira. Vendo os navios que mais frequentemente nos visitam, duvido que isto tenha mudado. Aliás, basta passear-se pelo Funchal e observar os nossos visitantes: entram no mercado e observam de tudo, mas raramente saem com um saco. Vão ver os bordados, mas não os compram. Vão até à cidade, mas não de táxi: usam o shuttle ou vão a pé. Partilham um café numa esplanada, mas vão almoçar no navio.

Será que é mesmo isto que queremos? Será que é mesmo disto que precisamos?

Também não estou convencido que o ferry seja uma mais valia para o turismo. O ferry é importante para a população local, porque permite uma saída e entrada fácil na ilha. Será uma mais valia para o turismo na medida em que permitirá obter produtos frescos e perecíveis de maior qualidade a um preço mais baixo, o que permite simultaneamente melhorar a qualidade da oferta (nomeadamente em termos de restauração) e aumentar as margens.

Vai-nos trazer turismo? Não acredito que seja um mercado relevante, nem em termos de quantidade nem em termos de valor. Mas acho que é uma aspiração legítima e relevante enquanto cidadãos, na medida em que deve ser entendida como uma medida fundamental na garantia do preceito da continuidade territorial.

Mas acho que deve ser visto menos do que uma extensão da linha das Canárias – das quais desde sempre nos vimos a tentar desligar em termos de imagem – e mais como um factor de integração nacional, ligando Açores e Madeira a Lisboa, o que me parece possível com um navio em rotações semanais. Mas também aqui faltam estudos e informação.

rloja@netmadeira.com

Roberto Loja
Diário de Notícias da Madeira 
Sábado, 16 de Janeiro de 2016
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos