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MSC quer tornar CP Carga líder ibérico de transporte ferroviário de mercadorias

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MSC quer tornar CP Carga líder ibérico de transporte ferroviário de mercadorias Empty MSC quer tornar CP Carga líder ibérico de transporte ferroviário de mercadorias

Mensagem por Admin Qui Jan 21, 2016 11:03 am

MSC quer tornar CP Carga líder ibérico de transporte ferroviário de mercadorias Mw-860

A multinacional suíça e nova dona da CP Carga pretende “melhorar e valorizar a infraestrutura da empresa e transformá-la no primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias”, através de um “plano de desenvolvimento a longo prazo”

A MSC Rail, a nova dona da CP Carga, vai pôr em prática um plano para fazer da empresa o primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias, afirmou o diretor-geral da MSC Portugal.

Em comunicado, o responsável da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, explica que "o investimento da MSC pressupõe um plano de desenvolvimento a longo prazo que vai melhorar e valorizar a infraestrutura da empresa e transformá-la no primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias".

A multinacional suíça compromete-se a dar "início à implementação do plano de crescimento e desenvolvimento de longo prazo projetado para a empresa", que até agora tinha como único acionista a CP - Comboios de Portugal.

No plano estratégico, a MSC Rail, subsidiária da MSC Mediterranean Shipping Company, assegura que o Acordo de Empresa atualmente em vigor será mantido, o que pressupõe a manutenção de um conjunto de direitos laborais para os funcionários, que deixam de estar na esfera pública.

O negócio da venda de 95% do capital da CP Carga - os funcionários terão a possibilidade de adquirir os restantes 5% - foi fechado pelo valor de 53 milhões de euros, dos quais 51 milhões de euros serão usados para a recapitalização da empresa.

A conclusão do negócio aconteceu quatro meses depois de o anterior governo PSD/CDS-PP ter assinado o acordo para a venda da CP Carga, ainda sem uma decisão da Autoridade da Concorrência, que entretanto, em dezembro, se pronunciou favoravelmente.

Ao contrário de outras privatizações, no caso da CP Carga, o Governo socialista não considerou a reversão do processo, disse o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, nesta quarta-feira no Parlamento, justificando a decisão política com a situação deficitária da empresa de transporte de mercadorias.

"A situação [da CP Carga] era de manutenção de défices operacionais e seria uma realidade se não fosse feita qualquer evolução futura", afirmou esta quinta-feira o governante na comissão de Economia.

Ainda antes da formalização do negócio, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários convocou uma greve para 28 de janeiro, tendo agendado para esse dia uma ação de protesto que se inicia na Avenida da República e terminará no Ministério do Planeamento e Infraestruturas, que até agora tinha a tutela da empresa.

21.01.2016 às 10h01
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