Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 386 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 386 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
MSC quer tornar CP Carga líder ibérico de transporte ferroviário de mercadorias
Página 1 de 1
MSC quer tornar CP Carga líder ibérico de transporte ferroviário de mercadorias
A multinacional suíça e nova dona da CP Carga pretende “melhorar e valorizar a infraestrutura da empresa e transformá-la no primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias”, através de um “plano de desenvolvimento a longo prazo”
A MSC Rail, a nova dona da CP Carga, vai pôr em prática um plano para fazer da empresa o primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias, afirmou o diretor-geral da MSC Portugal.
Em comunicado, o responsável da MSC Portugal, Carlos Vasconcelos, explica que "o investimento da MSC pressupõe um plano de desenvolvimento a longo prazo que vai melhorar e valorizar a infraestrutura da empresa e transformá-la no primeiro operador ibérico de transporte ferroviário de mercadorias".
A multinacional suíça compromete-se a dar "início à implementação do plano de crescimento e desenvolvimento de longo prazo projetado para a empresa", que até agora tinha como único acionista a CP - Comboios de Portugal.
No plano estratégico, a MSC Rail, subsidiária da MSC Mediterranean Shipping Company, assegura que o Acordo de Empresa atualmente em vigor será mantido, o que pressupõe a manutenção de um conjunto de direitos laborais para os funcionários, que deixam de estar na esfera pública.
O negócio da venda de 95% do capital da CP Carga - os funcionários terão a possibilidade de adquirir os restantes 5% - foi fechado pelo valor de 53 milhões de euros, dos quais 51 milhões de euros serão usados para a recapitalização da empresa.
A conclusão do negócio aconteceu quatro meses depois de o anterior governo PSD/CDS-PP ter assinado o acordo para a venda da CP Carga, ainda sem uma decisão da Autoridade da Concorrência, que entretanto, em dezembro, se pronunciou favoravelmente.
Ao contrário de outras privatizações, no caso da CP Carga, o Governo socialista não considerou a reversão do processo, disse o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, nesta quarta-feira no Parlamento, justificando a decisão política com a situação deficitária da empresa de transporte de mercadorias.
"A situação [da CP Carga] era de manutenção de défices operacionais e seria uma realidade se não fosse feita qualquer evolução futura", afirmou esta quinta-feira o governante na comissão de Economia.
Ainda antes da formalização do negócio, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários convocou uma greve para 28 de janeiro, tendo agendado para esse dia uma ação de protesto que se inicia na Avenida da República e terminará no Ministério do Planeamento e Infraestruturas, que até agora tinha a tutela da empresa.
21.01.2016 às 10h01
LUSA
Expresso
Tópicos semelhantes
» Notícias sobre o transporte ferroviário mundial de mercadorias
» Transporte ferroviário DB e SNCF disseram “não” à CP Carga
» Transporte ferroviário europeu de mercadorias cresce a um ritmo de 3% ao ano
» Transporte ferroviário DB e SNCF disseram “não” à CP Carga
» Transporte ferroviário europeu de mercadorias cresce a um ritmo de 3% ao ano
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin