Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2019  tvi24  2023  2018  2011  2012  2010  cais  2016  cmtv  2014  2017  2013  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Morrer pela Europa EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Morrer pela Europa EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Morrer pela Europa Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
67 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 67 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Morrer pela Europa

Ir para baixo

Morrer pela Europa Empty Morrer pela Europa

Mensagem por Admin Sex Dez 13, 2013 2:16 pm



Emigrantes ilegais dispostos a arriscar a vida para chegar à Europa. As forças de segurança...

euronews, a rede de notícias internacionais de maior audiência na Europa. Inscreva-se e receba a sua dose diária de notícias internacionais selecionadas e analisadas para si:http://eurone.ws/10U1VGu A euronews está também disponível em 13 outras línguas: http://eurone.ws/Z37vX4

http://pt.euronews.com/2013/12/09/mor...
Emigrantes ilegais dispostos a arriscar a vida para chegar à Europa. As forças de segurança estão dispostas a tudo para os deter. A 20 de novembro, quase mil emigrantes tentam encontrar um caminho através do deserto. A esperança é chegar à Europa.

Alguns jovens da África subsaariana não planeiam fazer uma viagem de barco através do Mediterrâneo. O objetivo é ultrapassar o muro para o enclave de Melilla, um território Espanhol e europeu. Estão nervosos... E determinados. Cruzaram o Saara do Mali, Camarões, Costa do Marfim e Nigéria.

Não vão desistir agora por algumas cicatrizes nas tentativas falhadas para ultrapassar o muro de Melilla. Alguns esperam nas colinas e sobrevivem da caridade local, durante anos.

Para Claude Guillaume Dibonde, emigrante dos Camarões: "Não é fácil. Prendem-nos quando tentamos saltar o muro. Batem-nos também. Vivemos na miséria. Não é fácil para um ser humano viver assim. Não temos escolha, senão continuar. Não podemos voltar atrás. Deixámos para trás muitas pessoas na miséria, para irmos à procura de melhores condições de vida. Deixámos tudo isso para trás."

Toure Lassina da costa do Marfim partilha a mesma opinião: "Tenho que correr esse risco. E se não conseguir, vou ficar aqui até conseguir. Vou ficar aqui até o meu cabelo ficar branco. Tenho de entrar na Europa. É a única coisa que vai mudar a minha vida. A Europa".




Pouco depois, deparamo-nos com uma patrulha da polícia. Prenderam várias pessoas brutalmente. A polícia marroquina apreende as câmeras, se forem filmados durante uma operação. Tudo o que conseguimos foram estas imagens conseguidas com um telemóvel. O pequeno enclave espanhol de Melilla tem uma área de 12 quilómetros quadrados. Juntamente com Ceuta partilha a fronteira entre Europa e África.

O muro tem sete metros de altura. Uma construção paga, em parte, pelos contribuintes europeus, que se estende por mais de 10 Kms. Tem radares, câmeras e arame farpado. Mesmo que se consiga subir é improvável que se consiga passar para o outro lado sem ajuda.

Em setembro deste ano centenas de migrantes fizeram uma tentativa conjunta de ultrapassar o muro. Alguns conseguiram. Outros foram presos e enviados novamente para Marrocos.


Cerca de uma centena chegou ao centro de acolhimento temporário de Melilla. Abriga perto de mil pessoas, mas foi construído para apenas metade desse número. Todos os que chegam até Melilla teoricamente devem ser enviados para cá pela polícia espanhola.


Sekou chegou aqui a 5 de novembro: "Um dos meus amigos... Conseguiu subir mas depois caiu. O muro é alto. Morreu cá em baixo. Quando chegamos aqui, haviam mais de 320 pessoas em cima do muro. 120 conseguiram passar, depois chegou a polícia espanhola e levou mais de 34".

O relato de Hilaire Fomezou dos Camarões: "Passei dois anos a viver nas montanhas. Sei o que é o sofrimento. Comia qualquer coisa, a vasculhar nos caixotes do lixo à procura de comida. Fico doente só de pensar nisso. Quando penso nos meus amigos, que ainda estão lá, agradeço a Deus por estar aqui. Sou muito bem tratado aqui e prometo que vou lutar pelos meus amigos e familiares. Vou dar-lhes tudo. Por tudo o que tiver de passar... Vou garantir o meu futuro e o dos meus filhos."

Outro emigrante do Mali conta: "Estou aqui para escapar à guerra. Os meus pais morreram. Tenho uma irmã mais nova comigo, mas o meu irmão perdi o contacto com ele durante os massacres. Não tenho medo de morrer, para chegar à Europa."

Aqueles que não conseguem passar o muro, por vezes tentam a sorte em Beni-Ensar entre Marrocos e Melilla. As autoridades usam dispositivos de escuta que detetam pessoas escondidas em veículos.

Imagens da polícia espanhola mostram pessoas que tentam chegar ao outro lado da fronteira. O representante de Espanha em Melilla, Abdelmalik El Barkani, diz que a Europa deve coordenar melhor a política de emigração: "Gostaria que a Europa se envolvesse mais. Não se trata apenas de uma fronteira entre Espanha e Marrocos, mas entre África e a Europa. Também é importante cooperar mais com os países de origem destas emigrantes. Acima de tudo, erradicar de uma vez por todas os traficantes de pessoas."


Sigam-nos: No YouTube: http://bit.ly/zYBTAR
No Facebook: https://www.facebook.com/euronews.fans
No Twitter: http://twitter.com/euronewspt
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos