Procurar
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 445 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 445 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
E tu, de que cor é que és?
Página 1 de 1
E tu, de que cor é que és?
Fechamos agora mesmo um interessante período eleitoral. Cheio de novidades, cheio de surpresas, cheio de candidatos, julgo que teve o efeito positivo de fazer uma boa parte da população voltar ao debate político – e isso é sempre bom!
Nas legislativas tivemos uma aliança pós-eleitoral de esquerda que careceu de aviso prévio, por outro lado, nas presidenciais tivemos candidatos dessa mesmíssima área, que tão habilmente dois meses antes havia conquistado o poder, a guerrearem-se entre si numa luta fratricida que não os levou a lado absolutamente nenhum…
Foi um muito tranquilo passeio no parque para o Professor Marcelo! Bastou-lhe cumprir os serviços mínimos, não abrindo demasiado a boca! Limpinho, limpinho!
Nem o candidato Morais, que tinha provas irrefutáveis de corrupção de todo o sistema, que afinal não passavam de recortes de notícias nos jornais, fez qualquer tipo de mossa… E reparem os caríssimos leitores na dimensão do forte aviso à navegação que foi para os políticos o “dossier” subvenção da Candidata Belém e nos seus míseros quantos, 4% ou 4,5%?
Portanto, numa análise muito superficial e nada científica, pode-se ainda assim tirar uma conclusão destes dois resultados tão díspares e tão próximos no tempo – o eleitorado é mesmo flutuante!
Ainda bem para a democracia.
Marcelo foi buscar votos à esquerda na mesmíssima medida que a Troika Costa/Catarina/Jerónimo foram buscar votos à direita nas legislativas.
Mas a cor política de cada um de nós não é como no futebol, uma paixão mais para o permanente? Sim e não…
Passo a explicar;
É como o orçamento da região ou da república, há o geral e o há os das especialidades.
Eu por exemplo – no geral sou de Centro Direita, mas depois, nas especialidades vou saltitando de ideologia, conforme o tema…
Sou de extrema-esquerda quando vejo empresários a descapitalizar irresponsavelmente empresas, onde até tiveram o mérito de as construir, mas depois não perceberam que acompanha uma responsabilidade que deveria ser absolutamente obsessiva, a de manter os postos de trabalho que eles próprios criaram. Nesses casos, o mérito empresarial vai completamente pelo cano abaixo…
Sou de esquerda moderada quando vejo o Estado afastar-se demasiado de coisas sérias como a saúde ou a dignidade dos mais velhos ou dos mais pobres ou mesmo a segurança.
Sou “verde” quando vejo alguém a atirar um papel para o chão!
Sou de centro direita quando vejo atacada a ideia que no geral, o Estado deve regular e fiscalizar e os privados devem ter a liberdade e o encorajamento de atuar, de fazer, de produzir.
Sou de direita à seria, pura e dura, quando vejo que o Estado cai na tentação de se substituir de forma incompetente aos privados, delapidando de orçamento em orçamento os recursos de todos nós – basta olhar para o que foi a TAP nas ultimas décadas…
Assim, por vezes, pela importância da mesma, uma especialidade pode se sobrepor a uma generalidade e, enfim, gerar um voto contrário à natureza do próprio eleitor – só assim se torna possível uma das mais saudáveis características da democracia, a alternância democrática.
Pedro Milheiro da Costa
Diário de Notícias da Madeira
Quinta, 28 de Janeiro de 2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin