Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 47 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 47 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Portos e Terminais ganhando menos lucro?
Página 1 de 1
Portos e Terminais ganhando menos lucro?
A formação e reformação de consórcios de transportadoras maiores, juntamente com maiores tamanhos dos navios estão a provocar desafios nos portos e terminais que pode resultar na diminuição de lucros, de acordo com a consultoria britânica Drewry.
Os portos não são imunes à volatilidade do mercado e da economia mundial, mas têm provado a sua capacidade de resistir às tempestades – mesmo em 2009, ano em que os volumes globais portuários caíram quase 9% e tendo sido o pior ano que a indústria já tinha visto, todos os principais operadores de terminais de contentores a nível mundial mantiveram as suas margens de EBITDA, pelo menos em termos percentuais.
No entanto, a troca de navios de uma rota de comércio para outro meio significa que todos os portos estão assistindo a aumentos substanciais nas dimensões dos navios. Num ambiente de baixa de crescimento, a implantação de navios maiores resulta em serviços de frequências mais baixas e maiores picos de volume. Para os operadores de terminais, os custos de Capex e Opex estão aumentando enquanto a procura é relativamente estática.
Enquanto navios e alianças ficarem maiores, a escolha dos portos e terminais que podem acomodá-los reduz substancialmente. A criação de alianças resultou na instabilidade das quotas de mercado para muitos portos – e a composição das alianças vai mudar novamente em breve devido à actividade de “aquisições e fusões” no sector dos transportes marítimos.
A nova natureza da procura é de capacidade de um terminal menos fragmentada (preferencialmente terminais com maiores capacidades necessárias ), o que prevê a consolidação dos terminais, tanto fisicamente como em termos de propriedade. No entanto, esta consolidação é complexa e dispendiosa, e pode não ser possível, ou pode demorar muito tempo para atingir.
A consultora Drewry acredita que a combinação dos factores mencionados indica que é cada vez mais difícil para os operadores de terminais manterem os seus níveis históricos típicos de altos retornos financeiros.
Há vários cenários possíveis, que podem ver os operadores de terminais e linhas de navegação cooperar mais de perto para mitigar o impacto negativo de navios e alianças maiores, no entanto, isso é improvável para resolver completamente o problema.
Outro cenário pode ser os aumentos significativos de preços que seriam obtidos a partir de linhas de transporte, a fim de equilibrar os custos mais elevados e manter as margens. No entanto, como as companhias de navegação já estão sentindo a dor financeira grave do excesso de capacidade e fraca procura, vão resistir a esta força e pressão.
Segundo a Drewry, as restantes duas opções incluem operadores de terminais aceitar uma nova era de menores margens e retornos, empurrando alguns operadores e investidores do mercado ou a uma decisão de não apostarem em investimentos para aumentar capacidade, porque os retornos são insuficientes para os seus accionistas.
Esta é uma opção extrema que na verdade iria deixar linhas de navegação com poucas opções para atracar navios de grande porte.
“Os porto de contentores e a indústria global estão à beira de um ponto crítico. Para salvaguardar o fornecimento da capacidade adequada e produtividade para o longo prazo, as mudanças terão de ter lugar para assegurar retornos suficientes sobre o investimento para os operadores portuários. Algo tem que dar “, diz Drewry.
EconomiaDoMar.Org com a Drewry
March 5, 2016
Economia do Mar.org
Tópicos semelhantes
» Portos nacionais recebem menos barcos e menos mercadorias
» Mapas Ordenamentos Terminais dos Portos Comerciais no nível Continental/Nacional
» Há mais empresas em Portugal mas com menos pessoal e menos negócios
» Mapas Ordenamentos Terminais dos Portos Comerciais no nível Continental/Nacional
» Há mais empresas em Portugal mas com menos pessoal e menos negócios
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin