Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2012  2023  2015  cmtv  2011  tvi24  2010  2017  cais  2016  2014  2013  2018  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Não TAP em o Porto EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Não TAP em o Porto EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Não TAP em o Porto Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
70 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 70 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Não TAP em o Porto

Ir para baixo

Não TAP em o Porto Empty Não TAP em o Porto

Mensagem por Admin Seg Mar 14, 2016 11:51 am

A discussão sobre a suspensão dos voos da TAP a partir do Porto tem estado na ordem do dia. O papel assumido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto contrasta com os tristes dias em que Rui Rio abafava o peso liderante do Porto. O país precisa deste Porto afirmativo e a região só tem a ganhar com uma maior visibilidade dos seus interesses coletivos.

O Porto ergue-se muito justamente contra o centralismo endémico que tem marcado o desenvolvimento assimétrico do país e que ao longo dos anos alimenta uma contradição no padrão de distribuição da riqueza: a nossa região continua a ser a mais industrializada, a que mais exporta e a que tem uma balança comercial superavitária, com uma taxa de cobertura de exportações de 140%, mas continua na cauda dos rendimentos. O centralismo dá externalidades à economia privada, enquanto que o "spillover effect" e a hiperconcentração do Estado central são barreiras que conduzem a essas distorções. O Porto tem toda a razão em falar alto, em recusar os embrulhos que justificam novas disparidades e em mostrar as garras da sua desconfiança depois de décadas acumuladas de centralismo. Que não nos doa a voz.

Incrível nesta história é mesmo a desfaçatez do PSD e do CDS do Porto. A suspensão dos voos aconteceu após uma privatização apressada da TAP a que a ANAC já levantou sérias reservas de ilegalidades e em que o Estado ficou como vendedor e fiador da capitalização (através da banca nacional). A privatização foi feita de madrugada, dois dias depois de o Governo Portas/Passos ter sido chumbado pelo Parlamento e se encontrar em gestão, com toda a Esquerda a manifestar a sua oposição à venda da TAP. O negócio foi feito pelo inevitável Sérgio Monteiro, uma espécie de cobrador do fraque ao contrário.Com seriedade, ninguém pode aceitar a forma como esse negócio foi concretizado. Mas o cúmulo do cinismo é ver aqueles que fizeram esse negócio rasgarem as vestes quando o novo Governo tenta desfazer a embrulhada em que nos meteram.

Reconheça-se que a desconsideração dos últimos anos em relação ao Porto superou tudo, mas não se restringiu à TAP: o anterior Governo confiscou-nos as Águas e fez negócios nos transportes metropolitanos, na STCP e na Metro do Porto, sob protestos dos municípios, dos utentes, dos trabalhadores e do PS Porto. Esses autênticos ataques ao Porto foram revertidos e corrigidos pelo novo Governo socialista, mas, na altura, o PSD e o CDS estiveram calados e ao lado de quem agredia os interesses do Porto.

Para a Direita, os interesses do Norte são variáveis consoante a cor de quem governa, mas os socialistas não a acompanham nessa visão. Estamos e estaremos sempre ao lado das causas do Porto e do Norte e não subtrairemos esforços no diálogo com o Governo para repor as rotas da TAP, reiterando que obviamente que só podemos ter este debate porque o PS reverteu a privatização.O que não é possível é ter sol na eira e chuva no nabal: apenas uma boa empresa pública pode garantir as condições de equidade territorial (e por isso a privatização foi um crime contra o Porto), e a reversão tem de garantir que uma empresa pública sirva todo o país e não apenas uma região.

Por último, essa empresa pública - uma transportadora área de bandeira - não é substituível por empresas low-cost. Com todo o reconhecimento desse segmento no Aeroporto do Porto, não é certamente igual para os cidadãos da região (sobretudo os empresários e seus clientes, tão referenciados neste debate) viajar numa companhia de bandeira ou numa companhia que passa o tempo de voo a vender rifas, que não tem serviços de apoio de referência e que, já agora, emite um comunicado com graçolas sempre que os trabalhadores de outras empresas decidem legitimamente fazer greve: eles estão no uso dos seus direitos laborais e constitucionais que ainda não são low-cost.

Por tudo isto, cá estaremos para manter bem vivo este combate, com seriedade e com firmeza, nunca perdendo o Norte e colocando sempre o Porto em primeiro.

Em tempo de juras efémeras, é uma promessa que pode não merecer bondade alheia, mas cá estaremos para a provar até ao fim. Não TAP em o Porto.

*DEPUTADO DO PS E PRESIDENTE DO PS PORTO

14.03.2016
TIAGO BARBOSA RIBEIRO
Jornal de Notícias
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos