Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2014  cmtv  2017  2012  2015  2018  cais  2023  tvi24  2011  2019  2010  2013  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
O futuro das concentrações EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
O futuro das concentrações EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


O futuro das concentrações Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
421 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 421 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

O futuro das concentrações

Ir para baixo

O futuro das concentrações Empty O futuro das concentrações

Mensagem por Admin Seg Mar 28, 2016 11:26 am

O futuro das concentrações Cargueiro6-610x310


Relatório da Drewry debate fusões e aquisições no mercado dos porta-contentores

A frequência de fusões e aquisições no transporte marítimo por porta-contentores confirma a fragmentação de um segmento de mercado e sugere uma tendência para a concentração, segundo um relatório da consultora Drewry recentemente divulgado.

Com os cinco principais operadores mundiais responsáveis por menos de metade do mercado global deporta-contentores num contexto de intensa pressão financeira sobre o sector, os quatro grandes acordos dos últimos 12 meses parecem ser a resposta a um desastre anunciado.

A consultora nota que o sector tem uma dívida acumulada superior a 76 mil milhões de euros e recorda que nos últimos três anos as companhias têm diminuído os investimentos em projectos de grande dimensão e de longo prazo, concentrando o capital mais no seu core business. Em 2014 esse tipo de investimento terá sido de 20 mil milhões de euros, menos 3 mil milhões do que em 2013 e menos 4 mil milhões do que em 2012. E no período de 2016-2017 os resultados financeiros deverão sofrer uma deterioração, segundo a Drewry.

“A consolidação pode ser o caminho da sobrevivência para alguns, permitindo aos operadores juntarem-se para ganhar escala e criar sinergias”, refere o relatório. Mas no horizonte dos operadores pode estar mais do que um interesse em ganhar escala. O seu objectivo pode mesmo ser o crescimento. No entanto, nem todos seguem a mesma via. Uns fundem-se ou adquirem, outros preferem crescer organicamente.

Entre os motivos identificados para as fusões e aquisições neste sector contam-se geralmente o interesse em obter economias de escala (redução de custos unitários com aumento do volume de negócios), vantagens de posicionamento estratégico, complementaridade na cobertura geográfica e reforço de poder no mercado (determinado pela capacidade de condicionar os preços).

Segundo a Drewry, os benefícios para a indústria serão maiores se as empresas crescerem por aquisições do que se optarem por construir novos e maiores navios, de que ela neste momento não precisa. Mas, adverte a consultora, “a concentração como estratégia individual das companhias comporta riscos se os objectivos não forem alcançados”. O sucesso dessas operações dependerá de como for gerida a fusão ou aquisição, considera a Drewry.

E a consultora refere vários pontos que devem ser acautelados em prol do êxito das operações. Um deles é o de que as concentrações entre duas companhias de porta-contetores devem procurar economias por via da obtenção de sinergias, designadamente através de operações inteligentes) e vantagens estratégicas de longo prazo.

Complementaridade de cobertura geográfica, manutenção de clientes depois das fusões ou aquisições, motivação das equipas, integração de diferentes culturas empresariais, integração de sistemas técnicos e operativos e uma boa estratégia de comunicação são outros tantos aspectos considerados importantes.

Já a presença de uma empresa em processo de fusão ou aquisição numa aliança diferente, pode gerar instabilidade, o que constitui um risco maior. Por um lado, os parceiros da empresa que entra num novo processo negocial podem sentir-se ultrapassados ou prejudicados e reagir contra isso. Por outro, durante a transição para uma nova aliança, um operador tem de gerir equilíbrios difíceis de sustentar, prejudicando o menos possível a sua posição, presente ou futura.

Outro risco é a perda de quota de mercado por dois operadores que actuavam no mesmo segmento, após um processo de fusão ou aquisição, como parece ter sucedido com a Maresk e a Hapag-Lloyd depois de adquirirem a P&O Nedlloyd e a CP Ships respectivamente. “Logo, se o objectivo é ganhar economias de escala, estas transacçoes parecem menos que bem sucedidas”, refere o relatório.

Para consultar o relatório, clicar no link abaixo indicado: 
http://www.drewry.co.uk/downloads/Drewry_WhitePaper_Liner_Industry_Consolidation_March_2016.pdf

Jornal da Economia do Mar
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos