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Casos de Lisboa e Setúbal: Presidente da AMT concorda com fusão de portos

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Mensagem por Admin Qua Mar 30, 2016 11:59 am

Casos de Lisboa e Setúbal: Presidente da AMT concorda com fusão de portos DebateestudoAdC004

O presidente da Autoridade de Mobilidade e Transportes, João Carvalho, concorda com a eventual fusão entre alguns portos portugueses, designadamente Lisboa e Setúbal. Em conferência de imprensa para apresentação do plano de atividades da entidade responsável pela supervisão e regulação dos transportes (exceto aviação), o responsável afirmou que devemos de deixar de pensar «pequenino» e aproveitar as oportunidades que estes processos podem proporcionar, nomeadamente no acesso a fundos comunitários. 

João Carvalho recordou que a União Europeia criou os eixos prioritários de transportes, tendo sido definida uma rede de portos ‘core’ que têm acesso a financiamento ao abrigo da Rede Transeuropeia de Transportes. Os portos portugueses selecionados por Bruxelas para integrarem essa rede ‘core’ são os de Lisboa, Leixões e Sines, enquanto os restantes estão incluídos na rede “compreensiva”. Ao efetuar a fusão de portos de maior e menor dimensão, estes últimos passariam a fazer parte da rede ‘core’ e a beneficiar de fundos comunitários. 

«Não compreendo porque é que numa altura em que todos tentam fundir portos para ter melhor acesso a auxílios comunitários, nós continuamos numa discussão de ‘Portugal dos Pequeninos’, com dois portos a uma distância de 40 quilómetros. Não percebo toda esta contestação, porque só vem beneficiar o porto de Setúbal que entra na rede principa», afirmou João Carvalho.

O presidente da AMT salientou que a fusão de portos é prática habitual na Europa, apontando como exemplos os portos de Roterdão e Amesterdão, os portos de Malmö e Copenhaga, alguns portos suecos e finlandeses. O caso mais recente ocorreu em Itália, que passa a dispor de apenas 15 autoridades portuárias. 

Além de Lisboa e Setúbal, João Carvalho entende que também faria algum sentido os portos de Aveiro e da Figueira da Foz ficarem sob a mesma tutela do porto de Leixões, uma vez que são complementares.

por: Carlos Moura
29-03-2016
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