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AMT confirma recorde dos portos em 2015
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AMT confirma recorde dos portos em 2015
O movimento de mercadorias nos portos nacionais subiu 7,9% no ano passado, para 83,9 milhões de toneladas. As cargas de importação cresceram 12,5%, as de importação avançaram 6,5% e as de cabotagem recuaram 7,9%, divulgou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
A Europa foi o continente com maior volume de carga importada (43,8%), seguida da América (25,9%) e de África (24,7%), sendo o “petróleo bruto e gás natural” de Angola, Rússia, Egipto e Argélia as mercadorias com mais peso nas importações, a par dos produtos agrícolas da Ucrânia, França e Brasil.
O volume de exportações mais elevado foi igualmente para o continente europeu (43,7% do total, mais 10,3% face a 2014), seguindo-se África, com 28,2% (-4,5%), e a América, com 19,8% (+7,1%), destacando-se entre as mercadorias mais exportadas os “produtos petrolíferos refinados”, os “produtos alimentares, bebidas e tabaco” e “outros produtos minerais não metálicos”.
Os principais destinos das exportações nacionais foram Espanha, Holanda, Reino Unido, França e Alemanha, na Europa. Em África, destacaram-se a Argélia, Angola, Marrocos, África do Sul e Cabo Verde, e na América os EUA, Brasil, Canadá e Colômbia.
Quer nas exportações, quer nas importações, a liderança europeia é explicada, além dos tráfegos de shortsea, pelo encaminhamento das mercadorias destinadas a países terceiros através de hubs de transhipment, como Algeciras ou Roterdão.
Na mesma linha, os números das exportações e das importações incorporam valores relativos aos tráfegos de transhipment (particularmente evidentes em Sines), influenciando uns e outros.
7 Outubro, 2016 at 18:21
por T&N
Portos nacionais com volume de carga recorde em 2015
O Porto de Sines registou um acréscimo de 6,16 milhões de toneladas face a 2014 (+17,6%), sendo ainda de assinalar as subidas de Leixões (4,8%), Aveiro (3,9%) e Faro (11,1%). Viana do Castelo, Lisboa e Figueira da Foz tiveram recuos.
O volume de mercadorias movimentadas nos portos nacionais atingiu um recorde de quase 84 milhões de toneladas em 2015, mais 7,9% do que no ano anterior, destacando-se Sines, com um crescimento homólogo de 17,6%.
Segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o acréscimo de 6,16 milhões de toneladas de carga traduziu-se num aumento de 12,5% das importações e de 6,5% das exportações, enquanto o tráfego de cabotagem (navegação entre portos marítimos do mesmo país) registou uma quebra de 7,9%.
A Europa foi o continente com maior volume de carga importada (43,8%), seguida da América (25,9%) e África (24,7%), sendo o "petróleo bruto e gás natural" de Angola, Rússia, Egipto e Argélia as mercadorias com mais peso nas importações, a par dos produtos agrícolas da Ucrânia, França e Brasil.
O volume de exportações mais elevado foi igualmente para o continente europeu (43,7% do total, mais 10,3% face a 2014), seguindo-se África, com 28,2% (-4,5%), e América, com 19,8% (+7,1%), destacando-se entre as mercadorias mais exportadas os "produtos petrolíferos refinados", os "produtos alimentares, bebidas e tabaco" e "outros produtos minerais não metálicos".
O Porto de Sines registou um acréscimo de 6,16 milhões de toneladas face a 2014 (+17,6%), sendo ainda de assinalar as subidas de Leixões (4,8%), Aveiro (3,9%) e Faro (11,1%).
Pelo contrário, registaram-se decréscimos de 7% em Viana do Castelo, 2,2% em Lisboa e 7,5% na Figueira da Foz.
O Porto de Sines foi responsável pelo maior volume de movimentação de mercadorias, com 49,2% do total, seguindo-se Leixões (20,8%) e Lisboa (12,6%).
"Este comportamento é influenciado pelos segmentos de mercado constituídos pela importação de petróleo bruto, carvão e gás natural (em Sines e Leixões) e importação de cereais (em Lisboa)", realça a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.
Lusa | 07 Outubro 2016, 14:05
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