Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2011  2023  tvi24  2015  2018  2019  2012  cmtv  2017  cais  2010  2014  2013  2016  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
387 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 387 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Hotel Urbano ou Hotel “Resort”?

Ir para baixo

Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? Empty Hotel Urbano ou Hotel “Resort”?

Mensagem por Admin Sex Abr 15, 2016 11:02 am

Hotel Urbano ou Hotel “Resort”? 09_Nuno_Jardim_Fernandes

Depois de escrever sobre temas que considero serem «causas» de interesse colectivo, porque implicam com a vida das pessoas (Uber, TAP, Armas, etc), proponho-me hoje voltar ao tema que me é caro (e à região), o turismo e a hotelaria, e dei comigo a pensar sobre as diferenças que podem existir, no produto e no serviço a prestar, entre um hotel de cidade e um hotel de «resort», sim, porque são diferentes.

Desde logo, o motivo da estadia, difere, sendo que num hotel urbano, vai-se geralmente em trabalho, (em viagem profissional, durante a semana, portanto) e onde a localização é determinante para a escolha do hotel, pela proximidade do local do negócio a tratar ou da reunião ou congresso a ter lugar, se for esse o motivo da deslocação.

De notar, que se for uma viagem de «incentivo» (formação em «team building», por exemplo), a escolha pode recair nas duas modalidades (hotel urbano ou de lazer), em qualquer dia da semana, dependendo da opção do cliente e da capacidade/dimensão do hotel e da sua vocação para acolher este segmento de negócio).

Num caso ou noutro, a empresa para quem se trabalha, é quem paga a deslocação e a estadia, o que faz a diferença. Porquê?

Porque, no caso de um hotel de «resort» vai-se em lazer, de férias, ou para descansar, e quem paga é o próprio, normalmente acompanhado da família, e como tal, quer ter uma «experiência única», mas contida financeiramente, não só no hotel onde tem à sua disposição diversas actividades onde se ocupar, como o golfe se for praticante, ténis, Spa, programas para miúdos, etc, como também no destino, que deverá conhecer através de agentes locais, mais conhecedores dos locais a visitar.

Resulta, assim, que a expectativa de uns é diferente da de outros, porque o que o «homem de negócios» quer, é ter uma boa cama para dormir, um «room service» que funcione, um pequeno-almoço variado, mas rápido, e, idealmente, um «bar animado» no hotel onde pode distrair-se e, eventualmente, socializar, depois de um dia de trabalho desgastante.

O cliente em férias quer tudo do hotel para poder satisfazer-se a si próprio e agradar à família que o acompanha, sendo por isso mais exigente com os empregados das várias secções que utiliza, muitas vezes até acabando por passar o dia no hotel onde se aloja, ainda por cima, numa estada mais prolongada, em geral, uma semana.

Para o hoteleiro, a questão também não é indiferente, porque enquanto a receita média no hotel de cidade é fundamentalmente baseada no preço do quarto (mais vantajoso do que num hotel «resort»), porque é a empresa a pagar, no hotel resort, a receita é em boa parte gerada pelos consumos na unidade que o hoteleiro «criativo» põe à disposição do hóspede, para “convencê-lo” a ficar no hotel, a consumir ou por via dele (excursões, por ex).

Além disso, o hoteleiro tem de saber diferenciar as necessidades e expectativas do seu cliente, desde as comunicações fáceis num hotel urbano às «amenities» (acessórios de casa de banho) num hotel «resort». Neste caso, também, é importante para o hotel criar esquemas de fidelização que motivem os “repetentes”e façam diminuir os custos de marketing associados.

A chave do sucesso parece-me estar na formação específica das equipas e na qualidade do serviço que oferecem, devidamente adaptado às características da unidade e ao perfil da sua clientela, o que implica até saber gerir a própria elaboração/selecção de ementas na área de restauração do hotel.

Acresce que podem existir hotéis «híbridos», ou seja, com uma clientela profissional e de lazer, dada a sua localização (Estoril, por exemplo, mas também no Funchal, em menor escala), cabendo ao responsável da unidade gerir essa aparente dicotomia através de uma segmentação adequada nas áreas e serviços do hotel e do pessoal a eles afecto.

De assinalar que em certas zonas de resort, sujeitas a uma grande sazonalidade, a qualidade do pessoal pode não ser a melhor pelo recurso necessário a pessoal eventual, menos tecnicamente preparado e menos envolvido com os objectivos da empresa, embora se exija que seja cooperante e simpático. Boas férias!

Nuno Jardim Fernandes, Gestor
Diário de Notícias da Madeira 
Sexta, 15 de Abril de 2016
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos