Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 50 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 50 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Marítimos podem vir a ser insuficientes para o mercado
Página 1 de 1
Marítimos podem vir a ser insuficientes para o mercado
Revela relatório da BIMCO e ICS
Um relatório da BIMCO (Baltic and International Maritime Council) e ICS (International Chamber of Shipping) apresentado na Organização Marítima Internacional (IMO, sigla em inglês) refere que se a formação de marítimos não crescer, em breve poderá verificar-se uma grave falta de profissionais no sector do transporte marítimo, adianta o World Maritime News.
De acordo com o relatório, actualmentre existe um défice de 2,1% de marítimos e estima-se que em 2025 serão necessários 147.500 oficiais adicionais. Embora se preveja que ocorra um aumento da oferta destes profissionais, também se prevê que seja ultrapassada pela procura, que está em crescimento.
“Sem esforços continuados para promover as carreiras no mar e melhorar os níveis de recrutamento e retenção, o relatório sugere que não está garantido que venha a registar-se uma oferta abundante de marítimos no futuro”, refere o jornal, citando o Secretário-Geral da ICS, Peter Hinchliffe.
De acordo com o World Maritime News, a China pode ter ultrapassado as Filipinas como principal fonte de marítimos qualificados para o comércio internacional. Mas refere-se também que relatórios de companhias de navegação sugerem que a oferta de marítimos chineses é limitada e que as Filipinas e a Rússia são igualmente vistas como fontes importantes, logo seguidas pela Ucrânia e pela Índia.
No sector, porém, há quem considere que embora seja indubitável que são necessários mais marítimos, também é verdade que as exigências cada vez maiores da formação ministrada aos novos profissionais constituirá um teste à própria indústria do transporte marítimo, que terá que fornecer condições apropriadas ao treino prático desses elementos.
Jornal da Economia do Mar
Tópicos semelhantes
» Concorrência e poder de mercado nos portos marítimos portugueses
» Mercado de contentores: perdas colectivas podem atingir os 5 mil milhões de dólares em 2016
» Siemens escolhe filial portuguesa como hub de engenharia e sistemas para portos marítimos
» Mercado de contentores: perdas colectivas podem atingir os 5 mil milhões de dólares em 2016
» Siemens escolhe filial portuguesa como hub de engenharia e sistemas para portos marítimos
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin