Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2014  tvi24  2016  2018  2017  2011  2023  2015  2012  cais  2019  cmtv  2013  2010  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
424 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 424 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado

Ir para baixo

Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado Empty Petróleo no meu Algarve? Não, obrigado

Mensagem por Admin Seg Jun 13, 2016 10:46 am

Não quero entrar nas lutas políticas, pessoais ou processuais. Quem adjudicou o quê, em que data e a quem. Li com atenção as respostas do anterior Ministro da tutela, Jorge Moreira da Silva, no artigo que escreveu e em que procurou explicar todo o procedimento legal.

No entanto, a questão é maior do que a lisura dos processos e tem um impacto muito relevante, a vários níveis. Todos entendemos que precisamos de fontes de energia para fazer andar uma economia extremamente dependente como a nossa. O mundo é hoje uma manta de retalhos de guerras, bastantes delas por causa da ganância dos recursos entre os quais o “ouro negro”.

Apesar do interesse económico de fazer prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural) em terra e no oceano, ao largo da costa algarvia, temos de ponderar os riscos e medir bem os seus custos. Num sector propenso a risco elevado como é a exploração petrolífera onshore e particularmente offshore, basta recordar o que aconteceu nos EUA, com o incidente Deepwater Horizon no Golfo do México, para podermos ter como cenário possível um grave atentado a uma região que tem outro petróleo: o turismo. E esse crude é a base de uma região com excelentes condições geográficas e climatéricas. É um Algarve único, a que acorrem cada vez mais turistas, sobretudo quando os destinos alternativos estão em zonas do globo sob tensão, com conflitos de variada ordem.

Se há algo que o Algarve tem é potencial para exploração de outras fontes de energia. E não, não é um “conto de fadas verde” para contrapor ao “papão” da indústria petrolífera. E o Mar? Essa eterna promessa que não sai das Comissões Estratégicas e do estupor dos Gabinetes e Direcções-Gerais? Porque não é aproveitada a energia das Ondas e Marés? Ou então aproveitar a Serra do Caldeirão? E o grande número de horas de sol do Sul de Portugal potenciando a energia solar? É um leigo que escreve, mas é um algarvio que ama e defende a sua terra.

Bem sei que hoje os equipamentos utilizados pelas empresas do sector petrolífero são de ponta e que o planeamento é o mais rigoroso possível. Não obstante, os acidentes podem acontecer, como infelizmente nos demonstrou o passado recente, sendo possível matar toda uma costa repleta de biodiversidade, prejudicar gravemente actividades humanas como a pesca e o muito relevante turismo.

O grande investimento no presente do Algarve é nos serviços e nos recursos humanos. Na criação de uma cultura de turismo sénior, procurando também subir na cadeia de valor, mas também criando outras alternativas no campo. É uma região única. Digo muitas vezes, em tom de brincadeira, que se a Serra do Caldeirão tivesse mais mil metros em cima, teríamos neve e estâncias para ski. Seria uma região com um mix perfeito.

Não estraguem o que de bom temos, que deve ser valorizado, ao fazer perigar uma “galinha dos ovos de ouro” numa busca de proveitos com custos incertos. O nosso Mar, a nossa praia, a nossa areia e o nosso cheiro. Quem faz aquela A2, chega às portagens e abre o vidro, recebe aquele cheiro único e característico. O cheiro acolhedor do Algarve, que a todos os que o buscam procura bem receber.

Não há milhão futuro que pague a riqueza de hoje. Podem não querer ajudar, mas ao menos não estraguem. Já diz a sabedoria popular “Não deixes o certo pelo duvidoso”.

DIOGO AGOSTINHO
13.06.2016 às 7h006
Expresso
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo