Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 325 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 325 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
A ECONOMIA E A SELVA
Página 1 de 1
A ECONOMIA E A SELVA
"Você conhece a parábola da demissão da formiga desmotivada?"
Foi desta singela forma que uma partilha de um amigo meu me despertou a curiosidade, bem no meio de tanta informação desinteressante que inunda e entope as redes sociais.
Valeu sem dúvida nenhuma a pena e recomendo que pesquisem e leiam o texto.
De forma muito resumida: existia uma feliz e motivada formiga, trabalhadora e produtiva. Perante este espanto, montou-se um verdadeiro "circo animal" para supervisionar, analisar e relatar a "anormal" situação. Com tanto animal envolvido, as despesas deixaram de ser suportáveis e a decisão foi demitir a única que trabalhava...a formiga!
Achei que a realidade estava muito bem retratada, tal e qual um filme de animação da Disney.
Efetivamente vivemos numa "selva animal"! Não me refiro somente à concorrência empresarial à qual a expressão "concorrência sangrenta" assenta como uma luva. Falo da concorrência "normal"...do dia-a-dia, nesta selva da vida.
A concorrência por manter o posto de trabalho na qual parecemos dois antílopes a fugir do leão. Corremos, lutamos, fazemos tudo para fugir do leão, sabendo que no final basta-nos conseguir correr mais que o outro antílope. Será ele que vai ficar para trás a servir de refeição e não nós. E podemos sobreviver por mais um dia.
Falo da concorrência por arranjar um emprego. Bandos de primatas que, ordenadamente e “civilizadamente” procuram o seu prémio, tanto pode ser o emprego ou um doce. Primatas que mesmo que os vistamos com as melhores roupas, não deixam nunca de ser selvagens e respondem facilmente ao mais insignificante impulso. Facilmente se transformam e repetem o que vêm e ouvem, sem ligar o cérebro. O mínimo rastilho e com mais um impulso, entram na violência.
Para além dos primatas, existem as hienas. Aquelas carniceiras que apesar de serem cobardes e tímidas, recorrem da sua inteligência para levar a cabo os seus planos. São aquelas pessoas que quando sabem que um primata está a ser considerado para ser selecionado para o lugar, vão envenenar o gorila que decide. Que depois se congratulam com o riso sinistro e característico de quem engendrou um plano, que outro primata fique com o lugar.
Falo da concorrência enquanto consumidores, em que não somos mais que um bando de abutres. Vulgares necrófagos que ao vermos uma promoção imperdível a encaramos como uma miragem, duma deliciosa carcaça e nos lançamos sobre a mesma.
E sabem o que é deveras assustador? Que nós, enquanto animais desta selva, destruímos o nosso habitat, dia após dia.
E enquanto o destruímos, estamos a destruir-nos a todos nós. Será que quando deixarmos de ter “selva” para viver, preocupar-nos com esta competição? Esta concorrência?
Rodrigo de Passos
Economista
14 Junho 2016 11:33
Tribuna Alentejo.pt
Tópicos semelhantes
» Selva sem ética
» Porto de Sines recebe conferência das Jornadas da Economia do Mar: Serão apresentados três casos de sucesso empresarial na área da Economia do Mar
» ECONOMIA: O ponto de não retorno da economia colaborativa
» Porto de Sines recebe conferência das Jornadas da Economia do Mar: Serão apresentados três casos de sucesso empresarial na área da Economia do Mar
» ECONOMIA: O ponto de não retorno da economia colaborativa
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin