Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2014  2017  2012  2018  tvi24  2023  2010  2013  2011  2016  cais  2015  cmtv  2019  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Incidências pressionam exploração da linha do Norte EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Incidências pressionam exploração da linha do Norte Empty
abril 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930    

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
59 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 59 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Incidências pressionam exploração da linha do Norte

Ir para baixo

Incidências pressionam exploração da linha do Norte Empty Incidências pressionam exploração da linha do Norte

Mensagem por Admin Qua Jun 22, 2016 10:59 am

Incidências pressionam exploração da linha do Norte Albergaria

Diversas incidências têm condicionado durante o dia de hoje a circulação na linha do Norte, ao longo de toda a sua extensão.

De manhã, por volta das 11:00, um comboio com cimento viu quatro vagões descarrilarem à entrada da estação da Granja, no sentido Sul – Norte. Os vagões ficaram a ocupar a via ascendente, obrigando a uma exploração em via única no troço Gaia – Esmoriz. Mais tarde, na zona de Lisboa, um acidente com um passageiro em Moscavide causou atrasos muito relevantes em plena hora de ponta. Finalmente, um comboio Alfa Pendular viajando de Sul para Norte avariou junto a Vale de Figueira, cortando também a via ascendente e obrigando à circulação em via única entre Santarém e Riachos, perto do Entroncamento.

Estas incidências vieram novamente mostrar as debilidades da linha do Norte e do sistema ferroviário português, que continua a carecer de redundâncias para fazer face às incidências normais da exploração quotidiana. No caso dos troços Ovar – Gaia e Cartaxo – Entroncamento, onde se produziram hoje os dois maiores incidentes, é ainda sublinhada a necessidade de renovação de via e sinalização.

Com efeito, estes troços estão equipados com um sistema de sinalização datado dos anos 60 e uma incidência numa das vias obriga a estabelecer uma via única temporária numa extensão muito grande, devido à falta de estações ou estações técnicas que permitam aumentar os locais para passagem de uma via para outra e assim reduzir o constrangimento físico à exploração. Adicionalmente, nestes locais, a circulação de comboios contra o sentido habitual de circulação (exemplo, comboios Sul – Norte circulando na linha descendente Norte – Sul) faz-se com recurso a Cantonamento Telefónico, em que as estações em serviço (cada vez em menor número) devem comunicar entre si para definirem a autorização de circulação dos comboios, nem sequer se permitindo que circulem vários comboios atrás uns dos outros.

Por exemplo, entre Gaia e Esmoriz, uma distância que pode demorar mais de 20 minutos a percorrer para um comboio urbano pára em todas, apenas poderá circular um comboio de cada vez entre Gaia e Granja e entre Granja e Esmoriz, as três estações onde existe pessoal da circulação capaz de assegurar a necessária comunicação e regulação do tráfego. Uma situação completamente anacrónica em pleno século XXI na principal linha ferroviária do país.

No caso do descarrilamento da Granja ainda não existem certezas sobre as causas, sendo no entanto quase certo que o mau estado da via pode ter atuado como potenciador do incidente.

21 Junho, 2016
Portugal Ferroviário
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos