Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 422 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 422 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Novo Canal do Panamá com vantagens para Sines
Página 1 de 1
Novo Canal do Panamá com vantagens para Sines
O Canal do Panamá foi inaugurado dia 26 de junho, numa cerimónia onde estiveram presentes cerca de sete dezenas de Chefes de Estado e de Governo, para além das 20.000 pessoas que aguardaram a passagem do porta-contentores Andronikus, pertencente ao armador chinês COSCO, com capacidade para 9.400 TEUs. De acordo com as especificações técnicas da nova eclusa do Canal do Panamá, este passa agora a permitir a passagem de navios com um máximo de 12.500 a 14.000 TEUs.
João Franco, Presidente do Conselho de Administração da APS foi um dos convidados da cerimónia, em virtude do Protocolo de Cooperação em vigor entre o Porto de Sines e o Canal do Panamá e da estreita relação com o IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina. De facto, o Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, oferece dois serviços regulares que atravessam o Canal do Panamá, ligando Sines aos principais portos da Costa Oeste dos EUA e a Vancouver (Canadá), nomeadamente o California Express, um serviço semanal que teve início em janeiro de 2012, e o NWC to Long Beach & Oakland, de cariz bi-semanal e a operar desde maio de 2015, ambos efetuados pela MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo armador mundial.
Segundo a APS, o alargamento do canal traz benefícios directos para o Porto de Sines em termos de maior capacidade dos navios e de maior conectividade com economias pacifico-americanas, várias delas com acentuados crescimentos de PIB. O alargamento do canal vai aumentar o comércio marítimo internacional “com vantagens para Sines, ainda que marginais. Prevemos que a partir de agora o porto de Sines receba pelo menos mais 200 navios por ano, sobretudo porta-contentores”, explica João Franco. Na prática, é um aumento da ordem dos 10% no volume total de navios e de 20% nos porta-contentores. Sines espera receber até ao final de 2016 entre 2000 e 2100 navios mercantes.
30 de junho
Setúbal na Rede
Tópicos semelhantes
» João Franco: expansão do Canal do Panamá trará "vantagens para o Porto de Sines"
» C. Vasconcelos e o 'novo' Canal do Panamá: «É oportunidade para Sines mas não nos números que andam na praça»
» Novo porto: Autoridade do Canal do Panamá alarga prazo para entrega de propostas
» C. Vasconcelos e o 'novo' Canal do Panamá: «É oportunidade para Sines mas não nos números que andam na praça»
» Novo porto: Autoridade do Canal do Panamá alarga prazo para entrega de propostas
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin