Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 63 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 63 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Panamá-Sines
Página 1 de 1
Panamá-Sines
Sines é o porto europeu mais próximo do Panamá e tem cada vez mais tráfego. O alargamento do canal do Panamá constitui um novo desafio.
Com dois anos de atraso, abriu na semana passada o canal do Panamá alargado. O governo do Panamá queria que esta abertura ocorresse em 2014 – no centenário da inauguração do canal entre o oceano Pacífico e o Atlântico, em 1914. Mas vários contratempos levaram a que as obras de alargamento durassem nove anos.
O facto é que, a partir de agora, o canal do Panamá pode receber navios com mais do dobro do tamanho dos que antes por ali passavam. Significativamente, foi um enorme navio chinês de contentores o primeiro a atravessar o canal alargado.
Sines é o porto europeu mais próximo do Panamá. Porto de águas profundas, tem conhecido nos últimos anos um grande crescimento de tráfego. Sines possui terminais especializados para contentores, gás natural, petróleo, produtos petroquímicos, etc.
Para aproveitar a oportunidade que o canal do Panamá alargado representa para Sines e para a economia portuguesa é preciso, porém, que finalmente se construa uma via ferroviária, de bitola europeia, do porto para a Europa, via Espanha.
Toda a gente sabe isto há muito. Falta concretizar.
04 jul, 2016
FRANCISCO SARSFIELD CABRAL
Rádio Renascença
Com dois anos de atraso, abriu na semana passada o canal do Panamá alargado. O governo do Panamá queria que esta abertura ocorresse em 2014 – no centenário da inauguração do canal entre o oceano Pacífico e o Atlântico, em 1914. Mas vários contratempos levaram a que as obras de alargamento durassem nove anos.
O facto é que, a partir de agora, o canal do Panamá pode receber navios com mais do dobro do tamanho dos que antes por ali passavam. Significativamente, foi um enorme navio chinês de contentores o primeiro a atravessar o canal alargado.
Sines é o porto europeu mais próximo do Panamá. Porto de águas profundas, tem conhecido nos últimos anos um grande crescimento de tráfego. Sines possui terminais especializados para contentores, gás natural, petróleo, produtos petroquímicos, etc.
Para aproveitar a oportunidade que o canal do Panamá alargado representa para Sines e para a economia portuguesa é preciso, porém, que finalmente se construa uma via ferroviária, de bitola europeia, do porto para a Europa, via Espanha.
Toda a gente sabe isto há muito. Falta concretizar.
04 jul, 2016
FRANCISCO SARSFIELD CABRAL
Rádio Renascença
Tópicos semelhantes
» Alargamento do canal do Panamá deverá trazer mais 200 navios a Sines por ano
» Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)
» Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)
» Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)
» Portugal tem futuro (passa por Sines e pelo Panamá)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin