Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Tópicos semelhantes
Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cais  2016  2023  2011  cmtv  2015  tvi24  2017  2012  2019  2013  2018  2010  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
É assim tão difícil ter sucesso? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
É assim tão difícil ter sucesso? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

É assim tão difícil ter sucesso? Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
433 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 433 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

É assim tão difícil ter sucesso?

Ir para baixo

É assim tão difícil ter sucesso? Empty É assim tão difícil ter sucesso?

Mensagem por Admin Qui Jul 28, 2016 10:10 am

Melhor gestão implica melhor produtividade dos trabalhadores, que gera mais riqueza para as empresas e economia, mas também mais tempo livre para os trabalhadores poderem desfrutar mais da sua vida pessoal.

Como qualquer proprietário de automóvel, tenho que periodicamente tratar da sua manutenção e requisitos legais. Para isso, sou cliente de uma empresa que tem identificado o que eu preciso em cada etapa do serviço, deixando-me com isso satisfeito e fidelizado, assim como a muitos mais clientes.

Primeiro, avisam-me antecipadamente quando tenho de fazer esse serviço. Segundo, nesse aviso colocam-me os meios de contacto (telefone, email, website) para eu poder marcar a data do serviço da maneira que preferir. Terceiro, no dia do serviço sou recebido com um sorriso e uma interação sempre cordial, mas igualmente assertiva.

Para além da prestação do serviço em si (sobre o automóvel), que obviamente tem de ser boa, esta empresa fidelizou-me como cliente com os três pontos atrás referidos. São difíceis de se identificar? Não. São difíceis de implementar? Não. Então por que razão ainda há tantas empresas que não os põem em prática?

Obviamente, há negócios onde é mais fácil e outros nem por isso. Mas podemos ver com relativa frequência que certas empresas não se preocuparam com estes aspetos que parecem tão simples, mas que podem fazer a diferença. Se há interação direta com o consumidor final, é assim tão difícil para os trabalhadores demonstrarem simpatia, terem um sorriso na cara e mostrarem que se preocupam com o consumidor?

A generalidade das pessoas gosta de ser bem tratada e de receber uma atenção individualizada por parte das empresas. Há casos de clientes que ligam para call-centers irritados com alguma questão do produto/serviço que adquiriram. Queixam-se e são por vezes agressivos com quem atende, acabando por pedir para falar com o superior de quem atendeu o telefonema. Este passa a um colega qualquer (não o superior) e o nível de irritação do cliente diminui de imediato, apenas porque sente que lhe está a ser dada uma atenção especial pelo facto de estar a falar com o “superior”. Obviamente, esta solução poderá não ser a melhor, mas apenas ilustra uma necessidade da generalidade dos clientes: ser reconhecido como uma pessoa e não como mais um número na lista de clientes da empresa.

Num país que aposta forte nos serviços em geral, destacando-se o setor do turismo, Portugal tem de encarar melhor estes aspetos na sua gestão. Embora possa haver falta de formação de mão-de-obra nalgumas áreas, não é preciso nenhum curso para ser simpático e sorrir para o cliente.

Contudo, podem agora perguntar: mas para ajudar os colaboradores a serem simpáticos, os gestores deveriam saber motivá-las no seu trabalho, certo? A resposta óbvia é “sim”. E também há certos aspetos que não são difíceis de implementar. Por exemplo, um gestor mostrar preocupação pelos seus colaboradores mais diretos (não são apenas os clientes que querem sentir-se reconhecidos), dando-lhes os parabéns no dia do aniversário; felicitando-os quando os vê a fazer algo muito bem feito (um email a elogiar, um elogio em frente à equipa, uma pancadinha nas costas); ou dando-lhes informação relevante (na medida do que se puder divulgar) sobre questões da empresa que possam ter impacto direto na vida dos colaboradores, evitando assim que estes especulem sobre elas (as especulações são geralmente negativas e têm impacto na motivação das pessoas).

Estes aspetos são difíceis de se identificar? Não. São difíceis de implementar? Não. Então por que motivo muitos gestores ainda não o fazem?

Creio que a qualidade da gestão e dos trabalhadores tem melhorado significativamente em Portugal, e os muitos casos de sucesso de gestão de pessoas (por exemplo, ROFF e Tintas Robbialac) devem inspirar muitas empresas portuguesas a seguir o mesmo caminho. Há aspetos de uma boa gestão que se podem facilmente generalizar para um melhor desenvolvimento económico e social de Portugal. Melhor gestão implica melhor produtividade dos trabalhadores, que gera mais riqueza para as empresas e economia, mas também mais tempo livre para os trabalhadores poderem desfrutar mais da sua vida pessoal.

O autor escreve ao abrigo do novo acordo ortográfico.

00:05 h
Pedro Fontes Falcão, Gestor e docente convidado do ISCTE-IUL
Económico
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo