Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2010  2013  cais  2019  2015  2017  2016  2012  cmtv  2014  2011  2023  tvi24  2018  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Boa sorte, bom trabalho (boas férias) EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Boa sorte, bom trabalho (boas férias) Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
265 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 265 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Boa sorte, bom trabalho (boas férias)

Ir para baixo

Boa sorte, bom trabalho (boas férias) Empty Boa sorte, bom trabalho (boas férias)

Mensagem por Admin Sáb Jul 30, 2016 11:02 am

Há 22 anos, quando entrei no jornalismo, usávamos no jornal a disquete de 5 e 1/4. Eram raros os telemóveis. Os computadores não trabalhavam em rede, só um tinha internet.

Não era possível, portanto, cobrar uma promessa de um político sem ir à hemeroteca ou sem ter fotocópias de notícias guardadas num dossiê.

Nessa época, os jornais vendiam, as televisões e as rádios prosperavam. Havia meios, gente nova a entrar. À imagem do país, pensámos que o eldorado duraria.

Os tempos foram mudando e a ilusão desaparecendo. Aprendemos com as crises - de orçamentos, de sistemas financeiros, de Europa. Digo aprendemos e repito: ficamos a conhecer melhor os temas, mas também as dificuldades. As do país e as nossas, as dos media.

Há quatro anos tive a felicidade de passar três semanas em Washington, numa formação em jornalismo. Foi por lá que me explicaram como nos EUA as crises chegaram mais cedo - a financeira e a dos media (que é dupla: financeira e a tecnológica). E foi um antigo pivô da CBS, com muito mais experiência do que eu, que me sintetizou numa linha o que durante este tempo realmente mudou no que fazemos: é preciso estar onde estão as pessoas; o meio não é importante, o que é central é a informação.

Deixem-me voltar atrás. Há uns dias, o administrador de uma grande empresa portuguesa, parceira da TSF, dizia-me que toda a gente olha para a inovação partindo de um pressuposto errado. Quem tenta inovar não pode partir de uma ideia gira. Porque não é o que é "giro" que cria sucesso. O importante é identificar o problema.

Nos media, como em tudo o resto, o "problema" (melhor dizendo, o desafio) está no consumidor. Ele, você, o consumidor de notícias, mudou muito. E isso obriga-nos a mudar também.

Quem gosta de notícias precisa de conhecer as notícias de forma rápida e simples. De as ver ou ouvir quando quiser, de forma confortável. De não ter limite de textos ou de formatos (vídeo, sons, infografias animadas, liveblogs, explicadores, newsletter à hora certa, notificações de notícias). De não se preocupar com os aparelhos, porque a questão não é onde ler ou ouvir, é ler e ouvir onde quiser - papel, computador, smartphone, smartwatch, redes sociais ou homepage. Um leitor de notícias hoje quer escolher livremente o está a ler e ouvir, onde, durante e quanto tempo. Os novos media são isso mesmo: muito mais democráticos. Mas não deixam, nunca poderão deixar de ser o que sempre foram: credíveis, independentes, escrutinadores.

E chega? Não, já não chega. Se hoje temos a vantagem de dar informação de maneiras que nunca imaginámos, também as vantagens nos trazem obrigações novas. Se temos a capacidade de conhecer o nosso leitor; se conseguimos falar com ele como nunca (pelo Facebook, pelas caixas de comentários, pelo e-mail); se também nós somos escrutinados ao minuto (e ainda bem)... então a nossa obrigação é esta: responder, ajudar (e pedir ajuda), corrigir com honestidade. É aproximarmo-nos de quem nos lê, de quem nos dá atenção - e nos dá o pão. E retribuir a confiança.

É esta a nossa missão, no meio das novas dificuldades. Sim, falta-nos tempo para pensar, faltam-nos meios, falta--nos muitas vezes a requalificação. E até pode parecer que nos faltam leitores. Só que não é bem verdade. Hoje há muito mais gente a consumir informação. E hoje estamos todos mais próximos, mais abertos, mais modernos e preparados.

Falta-nos, claro, o resto: continuar a trabalhar, a encontrar soluções para ultrapassar de vez a nossa própria crise. A parte boa é que muito do nosso sucesso dependerá de nós. E que o desafio é mais aliciante do que alguma vez pensámos.

Para me despedir, quero deixar-lhe um agradecimento, agora que sigo e deixo caminho aberto para outro colunista aqui no DN - mais do que tudo, caminho aberto para uma nova liderança na TSF. Não tendo sido muito tempo, asseguro-lhe que foi um prazer servir a rádio, feita por mulheres e homens que dedicam as suas vidas a contar tudo o que se passa, hora a hora, de meia em meia hora - às vezes aos quartos de hora, tantas vezes ao minuto no site da minha rádio de sempre.

Lá para setembro, a TSF já vai estar renovada com uma direção em quem confio, feita de gente que admiro e que fez o favor de me dar em dobro a confiança e amizade que passei. O mesmo acontecerá aqui no DN, com amigos que levarei para a vida, que puxarão por mim como eu tenciono puxar por eles: com profissionalismo, lealdade e, claro, com sucesso.

É a hora deles e será sempre a sua hora, caro leitor, caro ouvinte. Eu, por mim, seguirei caminho agarrado à rádio e à concorrência, com um sorriso - sempre com um sorriso. Feliz com o que deixo (a amizade em primeiro lugar), sossegado com quem se segue, muito, muito desafiado com o que se aproxima.

Boa sorte para eles, boas férias para si. Até sempre.

30 DE JULHO DE 2016
00:00
David Dinis
Diário de Notícias
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo