Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 439 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 439 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Os Milagres Económicos do Futuro
Página 1 de 1
Os Milagres Económicos do Futuro
FILIPE GARCIA
Fala-se de História, recuam-se várias décadas e traça-se o perfil económico, social e político de cada nação.
Ruchir Sharma é diretor na área de negócios de Mercados Emergentes e Macroeconomia Global da Morgan Stanley. Nascido na Índia, a sua carreira de analista e investidor tornou-o especialista em economias em desenvolvimento, onde passa uma semana por mês em viagem. Neste livro, pretende, antes de mais, desmistificar muito do que se pode ler e ouvir nas análises e conversas acerca de países em desenvolvimento.
Sharma deteta alguns fatores que podem induzir ao crescimento, mas salienta que num mundo marcado por um crescimento global mais lento, os mercados emergentes têm de ser encarados como casos individuais. Mesmo assim, não recusa expor algumas regras para a identificação de mercados emergentes com potencial superior e começa o livro por afastar o que chama de "o mito do longo prazo" - na prática trata-se de tomar decisões de investimento com base em evoluções "macro" que podem demorar três ou mais décadas, mas pretender-se resultados no curto prazo. Aliás, a dissociação entre o prazo do investimento e o horizonte de análise é algo muito frequente.
O livro analisa as principais economias em desenvolvimento. Algumas merecem um capítulo próprio - é o caso da China, Índia, Brasil, México, Rússia, Polónia, Turquia, Indonésia e África do Sul. A Coreia do Sul e Taiwan dividem um dos capítulos. Os mercados do "Quarto Mundo" ou "Mercados Fronteira", conceito explicado pelo autor, são também alvo de atenção. A abordagem aos países é interessante, não se optando por um mero "instantâneo" macroeconómico. Fala-se de História, recuam-se várias décadas e traça-se o perfil económico, social e político de cada nação.
O facto de o livro ter sido escrito há dois anos tem vantagens e inconvenientes. Como é de esperar, perde-se alguma atualidade, algo que é amplamente compensado pela credibilidade. É que, tendo passado já algum tempo desde a publicação, o livro já resistiu ao teste da realidade, tendo-se já confirmado algumas das previsões feitas por Ruchir Sharma. Pelo seu caráter direto e pelo escopo alargado, este é um livro muito recomendável a investidores ou interessados em economias em desenvolvimento, seja na vertente dos mercados financeiros seja na de expansão internacional de negócios.
Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico.
27 Maio 2014, 20:20
por Filipe Garcia
Jornal de Negócios
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin