Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 38 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 38 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Cada vez mais porta-contentores inactivos
Página 1 de 1
Cada vez mais porta-contentores inactivos
Excesso de oferta, tarifas baixas e menos procura podem explicar o fenómeno, diz a consultora Drewry
No princípio de Julho, mais de 300 porta-contentores de várias dimensões com uma capacidade combinada para 800 mil TEU estavam imobilizados e alguns deles, incluindo os Panamax mais antigos (capacidade aproximada de 3.000 a 4.500 mil TEU), deverão ser vendidos para demolição, segundo a consultora Drewry, citada pelo World Maritime News.
A consultora associa o fenómeno à crescente oferta de capacidade de carga no transporte marítimo, tarifas de frete baixas e também a uma época fraca nas rotas transpacífico (apesar do início de Julho representar, tradicionalmente, o pico das exportações asiáticas). Além disso, a Drewry refere que nos dois últimos anos, em Julho, capacidade total dos navios inactivos era inferior a um quarto da actual.
É igualmente referido que os navios imobilizados de 3 a 5 mil TEU e de 5 a 8 mil TEU se tornaram mais frequentes do que nos dois últimos anos e que apenas se existem cinco navios de 13 mil TEU nessa situação. A abertura do Canal do Panamá expandido terá contribuído para a inactividade de navios de 4.500 a 5.000 TEU, mas a tendência estende-se ao segmento dos porta-contentores de capacidade inferior a 3 mil TEU.
Segundo a mesma fonte, os navios imobilizados representam actualmente 4% da frota mundial (apesar do aumento do volume de desmantelamentos), contra 1% no mesmo período do ano anterior, “o que não pressagia nada de bom em termos de utilização de activos para a época baixa”, refere a Drewry.
Jornal da Economia do Mar
Tópicos semelhantes
» Porta-contentores abatidos são cada vez maiores e mais novos
» Frota de porta-contentores inactivos atinge os 800 mil TEU
» Um tripé cada vez mais coxo
» Frota de porta-contentores inactivos atinge os 800 mil TEU
» Um tripé cada vez mais coxo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin