Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 183 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 183 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Temperatura do mar atinge valores máximos
Página 1 de 1
Temperatura do mar atinge valores máximos
A Praia da Rocha, em Portimão, uma das mais procuradas pelos turistas que passam férias no Algarve
Foto Pedro Noel da Luz
Instituto Hidrográfico regista valores acima da média no Algarve e Costa Vicentina
Quem foi ao mar neste verão já o tinha percebido, agora os valores das medições oficiais confirmam: o mar da costa portuguesa está muito mais quente. Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa, revela que registou este ano "um aumento da temperatura da água do mar à superfície, ao longo da orla costeira do Algarve e da Costa Vicentina, durante os meses de julho e agosto, alcançando valores máximos relativamente aos últimos 16 anos".
Algarve
No destino preferido dos portugueses para fazer praia, as águas quentes surpreenderam os banhistas. Tudo por causa do vento. "As elevadas temperaturas da água do mar verificadas este ano nas praias do Algarve deveram-se à persistência pouco habitual do vento de levante (que sopra do quadrante este), durante os meses de julho e agosto. A ação deste vento sobre a superfície do mar provocou, para além de uma agitação marítima de sudeste com altura significativa superior a 1m, o arrastamento das massas de água à superfície do mar para junto da costa, o que permitiu o seu aquecimento ao longo deste últimos 2 meses".
Este resultado foi registado por várias bóias oceanográficas fundeadas ao largo de Portugal continental, "que medem a intensidade e direção do vento à superfície do mar, a temperatura do ar e da água, assim como a agitação marítima e as correntes superficiais". As bóias fundeadas ao largo do Algarve registaram este ano uma temperatura média de 22.3°C em julho e de 23.9°C em agosto. Estes valores correspondem a um aumento de 2°C e de 2.7ºC relativo às respetivas médias dos últimos 16 anos (2000-2015).
O dia mais quente
De acordo com o Instituto Hidrográfico, o máximo registado este ano foi de 26.5°C no dia 28 julho, correspondendo a um valor muito próximo do máximo histórico registado em 2010 (26.6ºC).
Costa Vicentina
Explica o Instituto Hidrográfico, que as águas do Algarve aqueceram a costa desde Sagres até Sesimbra. Tudo por causa da mudança dos ventos. "As altas temperaturas da água do mar que se registaram em meados de agosto ao longo da costa vicentina tiveram origem no Algarve, onde as massas de água aqueceram ao longo dos meses de julho e agosto. No entanto, o processo oceanográfico que transportou estas massas de água até Sines, Tróia e mesmo Sesimbra não se deve apenas ao vento de levante registado no Algarve, mas à conjugação deste episódio com a ausência da nortada (vento de norte) ao longo da costa oeste de Portugal, que habitualmente sopra com intensidade neste período do ano".
Se, em julho, o vento de norte fez aflorar a água fria do fundo do mar, que manteve a temperatura das praias da costa vicentina abaixo do 19ºC, "registou-se em agosto uma modificação deste regime de vento, com a redução da sua velocidade e com a sua rotação para o quadrante de Sudoeste. Este processo permitiu o transporte de água mais quente, proveniente da costa algarvia através de uma corrente costeira que contornou o cabo de Sagres e alcançou a costa vicentina, chegando mesmo até ao cabo Espichel".
A rede de observação MONIZEE, onde se integra uma bóia oceanográfica ao largo de Sines, registou a passagem desta corrente de água mais quente, entre os dias 11 e 20 de agosto. Este episódio levou a um aumento da temperatura média registada por esta bóia, alcançando 19.7°C, cerca de 1.6°C superior à média dos últimos 16 anos (2000-2015). Este ano registou-se mesmo um máximo histórico de 23.1°C, no dia 19 agosto, superior em cerca de 1.5°C ao máximo anteriormente registado em agosto.
Por J.C.M.|05.09.16
Correio da Manhã
Tópicos semelhantes
» Clima económico melhora, mas longe dos máximos do final dos anos ‘90
» Onde param os valores neste Mundo global e competitivo?
» Jovens mais confiantes e competentes têm menos valores e consciência social
» Onde param os valores neste Mundo global e competitivo?
» Jovens mais confiantes e competentes têm menos valores e consciência social
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin