Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2018  2016  2013  cmtv  2010  2011  2017  2015  2019  cais  tvi24  2023  2014  2012  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Entre extremos EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Entre extremos EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria

Entre extremos Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Quem está conectado?
82 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 82 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Entre extremos

Ir para baixo

Entre extremos Empty Entre extremos

Mensagem por Admin Qui Set 08, 2016 6:15 pm

Acho que em Portugal continuamos a ignorar o que de bom realmente temos

Em menos de um mês percorri cerca de 56300 km (de avião), e que me levaram a ter vivências de extremos: culturais, climáticos, profissionais e, claro, pessoais.

Entre Lisboa, Maputo, Phuket, Dubai e Nairobi os contrastes foram evidentes. Da reconfortante cidade de Maputo que considero quase uma segunda casa, à exótica cidade de Phuket à qual não ficamos indiferentes, passando pelo luxo extravagante e ostentativo do Dubai até à cidade de Nairobi, confusa mas arrebatadora pela simpatia e cordialidade das suas gentes, sobram memórias para mais tarde recordar.

Somos, em princípio, iguais enquanto seres humanos mas aquilo que vi ao longo desta jornada prova o contrário.

Acho que em Portugal continuamos a ignorar o que de bom realmente temos. Tendemos a estragar no nosso país o que é difícil encontrar por esse mundo fora. Refiro-me ao bem-estar em geral, à funcionalidade das coisas, ao trânsito que nos parece infernal mas não é, aos luxos suficientes que temos (embora cada vez menos ao acesso de todos), à segurança de poder andar sem medo nas ruas ou lugares públicos e sobretudo à possibilidade de, mesmo com pouco, podermos ter uma vida razoavelmente boa.

Não quero parecer arrogante, mas só damos valor ao que temos quando nos privamos. Tenho o hábito quando estou fora de Portugal de, ao acordar, ler as capas dos jornais nacionais. Chega a ser deprimente. Quase ao ponto de não querer voltar. Não há uma boa notícia, não há um título de que me possa orgulhar e mostrar a qualquer uma das pessoas com que me cruzo por estes encontros e afirmar: Vês!? É o meu país! Como é fantástico viver em Portugal! 

O pior é que é! As “gordas” dos jornais com que nos bombardeiam, não espelham a beleza e as boas notícias que temos para partilhar. Dos generalistas com os casos de corrupção, aos desportivos com as tricas mesquinhas e alcoviteiras da desclassificada gente da bola, é tudo profundamente triste e deprimente. Ou são os fogos e a ineficácias das autoridades, ou os buracos financeiros na banca, ou o queixume dos partidos políticos… nada! 

Rigorosamente nada nos é noticiado que possamos esboçar um sorriso e dizer para o lado: já viste? O meu país é fantástico! 

O pior é que não é esta a realidade. Em tempos, após vencermos o campeonato da Europa de futebol escrevi aqui que era sol de pouca dura. Não tardaria a deixarmos cair a harmonia criada em torno da seleção. Dito e feito! Não tardou a que trouxéssemos novamente o país para a lama. Mesmo depois de perdermos um jogo com a Suíça, já esquecemos o feito histórico de há meses atrás.

É pena, e de certa forma triste, que não percebamos que estamos a fazer mal a nós próprios. É pena que dos inúmeros jornais diários não haja um que se dedique a noticiar os sucessos e os heróis que ainda temos em Portugal.

Não é de agora que tenho esta convicção, a de que nos maltratamos a nós próprios quase que como um prazer sórdido de autoflagelação. Por estes dias andei entre extremos. Experimentei o medo de quem passeia em cidades onde ocorrem atentados, convivi em sociedades onde a escravidão existe disfarçada e saboreei luxos a que normalmente não temos acesso. Acabo esta longa viagem com a mesma certeza com que a comecei! Dos extremos que experimentei, continuo a preferir o meio, a virtude e o privilégio de ser português e viver em Portugal. 

Escreve às quintas-feiras

08/09/2016
Filipe Baptista 
opiniao@newsplex.pt 
Jornal i
Admin
Admin
Admin

Pontos : 49160
Reputação : 0

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo