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Responsabilidade ambiental
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Responsabilidade ambiental
O início da semana foi marcado pelos resultados da entrada dos novos estudantes no Ensino Superior, que revelam um aumento de colocados. Mas, os valores conhecidos indicam que Portugal ainda tem um difícil percurso para cumprir o objetivo europeu de garantir 40% de diplomados da população.
A formação superior continua a fazer a diferença na qualidade de vida, na possibilidade de emprego e no envolvimento cívico dos jovens. A qualificação superior é uma boa opção para uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, pois os jovens diplomados demoram menos tempo a conseguir emprego e têm, em média, ganhos salariais superiores.
A semana terminará com outra boa notícia para o Ensino Superior, a assinatura em Vila Real dos projetos U-Bike, promovidos por 15 instituições, destinados a apoiar a aquisição de bicicletas elétricas e convencionais pela comunidade académica. Seguindo as melhores práticas, estes projetos têm como objetivo a alteração de comportamentos de mobilidade, incentivando a escolha de modos ambientalmente suaves, em detrimento do transporte individual motorizado, promovendo uma mobilidade mais sustentável nos campi.
Enquanto entidades de transmissão de valores intergeracionais, as universidades assumem um papel central no desenvolvimento sustentável, contribuindo para que na qualificação dos futuros decisores estes venham a incluir na sua prática profissional as preocupações ambientais e socialmente responsáveis. Complementarmente, elas próprias devem ser exemplos de boas práticas, implementando sistemas de gestão ambiental nos campi e promovendo a mobilidade amiga do ambiente.
Indubitavelmente, a preservação do futuro do Planeta convoca ao envolvimento da comunidade científica e da sociedade do conhecimento, na promoção de entendimentos à escala global. Mas, o papel da comunidade científica passa também pelo exemplo.
Foi neste contexto que a UTAD, consciente das suas responsabilidades perante os estudantes e a sociedade, deu mais um passo na sua política de responsabilidade ambiental, aderindo ao projeto U-Bike. Desta forma, dá continuidade à trajetória de mudança do seu campus, enquadrado num dos maiores jardins botânicos da Península Ibérica, num futuro "smart campus", um laboratório experimental inteligente e exemplo de boas práticas e de comportamentos ambientais recomendáveis.
Com esta medida, a universidade associa-se à corrente de projetos e iniciativas que apostam na implementação de práticas sustentáveis na nossa vida quotidiana, que contribuam para uma gestão ecológica do Planeta. Soluções essas que valorizam o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas pelos investigadores.
REITOR DA UTAD
António Fontainhas Fernandes
Hoje às 00:01
Jornal de Notícias
A formação superior continua a fazer a diferença na qualidade de vida, na possibilidade de emprego e no envolvimento cívico dos jovens. A qualificação superior é uma boa opção para uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, pois os jovens diplomados demoram menos tempo a conseguir emprego e têm, em média, ganhos salariais superiores.
A semana terminará com outra boa notícia para o Ensino Superior, a assinatura em Vila Real dos projetos U-Bike, promovidos por 15 instituições, destinados a apoiar a aquisição de bicicletas elétricas e convencionais pela comunidade académica. Seguindo as melhores práticas, estes projetos têm como objetivo a alteração de comportamentos de mobilidade, incentivando a escolha de modos ambientalmente suaves, em detrimento do transporte individual motorizado, promovendo uma mobilidade mais sustentável nos campi.
Enquanto entidades de transmissão de valores intergeracionais, as universidades assumem um papel central no desenvolvimento sustentável, contribuindo para que na qualificação dos futuros decisores estes venham a incluir na sua prática profissional as preocupações ambientais e socialmente responsáveis. Complementarmente, elas próprias devem ser exemplos de boas práticas, implementando sistemas de gestão ambiental nos campi e promovendo a mobilidade amiga do ambiente.
Indubitavelmente, a preservação do futuro do Planeta convoca ao envolvimento da comunidade científica e da sociedade do conhecimento, na promoção de entendimentos à escala global. Mas, o papel da comunidade científica passa também pelo exemplo.
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Com esta medida, a universidade associa-se à corrente de projetos e iniciativas que apostam na implementação de práticas sustentáveis na nossa vida quotidiana, que contribuam para uma gestão ecológica do Planeta. Soluções essas que valorizam o conhecimento e as tecnologias desenvolvidas pelos investigadores.
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