Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 314 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 314 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Empreendedorismo Insular
Página 1 de 1
Empreendedorismo Insular
Falar de empreendedorismo é debater uma realidade relativamente conhecida pela maioria de nós. Não obstante, há sempre algo a aditar ao tema e o timing não poderia ser melhor. Porquê? Porque está prestes a dar início a 4ª edição da Oficina do Empreendedor, um programa de mentoring que visa ajudar os empreendedores a transformarem ideias em oportunidades de negócio. Esta é uma das diversas iniciativas organizadas pelo CEIM – BIC Madeira (Centro de Empresas e Inovação da Madeira).
Numa tentativa de mapear a realidade nacional, diria que apesar dos esforços que têm sido feitos nos derradeiros anos, empreender em Portugal continua a ser uma tarefa homérica, graças a um mosaico de fatores que confluem para esta situação, nomeadamente: défice de uma estratégia governamental comprometida com o desenvolvimento sustentável do país; burocracia paralisante; difícil acesso ao crédito; preferência pelo investidor estrangeiro; dependência tecnológica do exterior; capital humano pouco qualificado; infraestruturas caras e pouco divulgadas; planos de formação pouco ou nada orientados para o empreendedorismo.
Felizmente, o trabalho que o CEIM – BIC Madeira desenvolve tem permitido suplantar alguns destes constrangimentos a montante, ao nível das infraestruturas e dos planos de formação para o empreendedorismo, que a jusante tem dado os seus frutos. Em nome do empreendedorismo na nossa região, considero da maior pertinência a divulgação deste tipo de iniciativas lá fora. Algo que espero concretizar num futuro próximo, através do Teatro Methafora – Associação de Amigos das Artes. Esta associação vai participar num projeto internacional dedicado ao empreendedorismo. Este é um projeto que se irá realizar em França e onde estarão presentes 20 membros de 10 organizações de diferentes países com experiência na área do empreendedorismo (França, Bulgária, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Chipre e Portugal).
Um dos objetivos do projeto passa por criar uma rede internacional de contactos onde sejam partilhadas as melhores metodologias de educação para o empreendedorismo.
Assim sendo, é com entusiasmo que aguardo pelo lançamento da Oficina do Empreendedor a se realizar no presente mês de setembro, para poder testemunhar lá fora um caso de sucesso na nossa região. Para se perceber além-fronteira que cá também existem boas práticas de educação para o empreendedorismo. Práticas essas que galvanizam sonhos e potenciam a sua concretização, seja pela criação de uma empresa ou, já agora, na implementação de uma iniciativa de cariz social, porque empreendedorismo não está circunscrito à esfera empresarial.
João Olímpio Craveiro
Diário de Notícias da Madeira
Quinta, 22 de Setembro de 2016
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin