Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

2015  2018  2012  2011  2013  tvi24  2016  2019  cais  2023  2010  cmtv  2017  2014  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» Empty
novembro 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
345 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 345 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado»

Ir para baixo

Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» Empty Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado»

Mensagem por Admin Ter Ago 02, 2016 10:56 am

Fernando Grilo: «O nosso Short Sea, a cabotagem insular, é um segmento maltratado» Transinsular1

Na entrevista realizada à Revista CARGO, Fernando Grilo (Logistema) falou também dos armadores nacionais e da sua actividade, lamentando a «morte lenta» da marinha mercante nacional e frisando que o short sea que conseguimos captar, o da cabotagem insular, é «um segmento maltratado».

Questionado sobre o futuro da marinha mercante em Portugal, Fernando Grilo respondeu:

«Não existem hoje empresas portuguesas com actividade de relevo no mercado internacional do “shipping”. A Portline Bulk será o que resta, no sector de granéis secos, mas o controlo e negócio estão fora do país. 

A morte é lenta, apenas contida pelos subsídios á aquisição de navios dos anos 90 e pela permanência até aos dias de hoje de subsídios á exploração, aos armadores e no caso da cabotagem insular (Regiões Autónomas) aos próprios carregadores. 

O mercado que mantém o sector vivo é a cabotagem insular, onde as empresas são três, um volume de negócios total (na actividade de transporte marítimo) que estimo seja inferior a 150 milhões de euros.

Apenas o Grupo Sousa demonstra ter uma estratégia de investimento, quer em aquisições de operadores em dificuldades (armadores, agentes e transitários), quer na área portuária.

Mesmo Cabo Verde já é uma extensão problemática, o mercado é muito mais aberto porque não há obrigações de serviço público e não é União Europeia. Um mercado que a Maersk atacou há uns anos, com uma ligação a Algeciras, e que nunca mais largou. É um mercado que está bem servido em termos de ligações internacionais, melhor até do que as Regiões Autónomas Portuguesas. 

Em Portugal, fala-se tanto de Short Sea mas o nosso Short Sea, o Short Sea que os nossos operadores ainda conseguem alcançar (a cabotagem insular) é um segmento maltratado. Um segmento suportado em legislação que mantém o mercado reservado pelo cumprimento de obrigações de serviço público, algumas que se traduzem em ineficiências operacionais, uma duvidosa proteção do interesse das economias regionais. Mas ninguém parece muito interessado na eficiência. Lançam-se ideias para melhorar eficiência e são logo rejeitadas à partida, sem qualquer análise profunda.

E é bom lembrar que os navios utilizados hoje na cabotagem insular, alguns que beneficiaram de subsídios á aquisição, estão a chegar ao fim da sua vida útil. São navios já ultrapassados tecnologicamente com custos de manutenção e custos com combustível elevados. Como estarão os armadores a pensar substituir esses navios. A mudança já podia ter sido feito desde há 4 ou 5 anos, ir vendendo os navios quando o mercado de segunda mão estava numa situação razoável e os navios tinham valor, aproveitando assim o capital obtido para financiamento de novas aquisições. Hoje são necessárias elevadas participações com capital próprio para financiar a aquisição de um navio. Diz-se que poderá ser o fim da marinha mercante nacional, mas qual se esperava ser o resultado de políticas governamentais erradas e em grande parte condicionadas por interesses empresariais tão limitados?» 

02/08/2016
CARGO Edições,Lda © 2016
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos