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Pedro Galvão lembra que crescimento dos Portos muito se tem devido à carga embarcada
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Pedro Galvão lembra que crescimento dos Portos muito se tem devido à carga embarcada
Se o Congresso da AGEPOR procurou debater o Novo Ciclo dos Portos Portugueses analisando um paradigma diferente do anterior, onde se deve agora focar no reforço da capacidade existente, o padrão de crescimento que tem ditado leis no sistema portuário nacional nunca deixou de estar presente - aliás, é precisamente o crescimento contínuo que leva a necessidades atuais de expansão.
Mas, e em defesa da sua sardinha (leia-se CPC - Conselho Português de Carregadores, que preside), Pedro Galvão relembrou que muito do crescimento registado no setor durante os últimos anos passou pela capacidade exportadora nacional. «A carga embarcada duplicou!», salientou Pedro Galvão, realçando que «foi a carga embarcada que realmente cresceu e de forma espectacular».
E como se pode continuar a crescer nas exportações? O presidente do CPC deixou duas vias: «Ou temos capacidade instalada para produzir e exportar ou temos capacidade de atrair quem se instale aqui e exporte». E foi no segundo ponto que se focou, salientando que «temos que ter essa capacidade de atrair investimento».
Pedro Galvão destacou que só se consegue atrair investimento e novas indústrias exportadoras dando «um tratamento fiscal favorável», um pouco à imagem do exemplo irlandês que deu ou de outros exemplos onde se instalaram zonas francas. A isto junta-se, claro, a preservação do que já se tem: «Cuidar bem do que já temos em Portugal».
11/10/2016
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