Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 136 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 136 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
Comércio mundial: bode expiatório do populismo político
Página 1 de 1
Comércio mundial: bode expiatório do populismo político
O comércio mundial está a atravessar uma fase de terrível e profunda transformação que não resulta apenas de razões económicas mas também políticas e ninguém sabe ainda como irá terminar.
A quebra brutal do comércio mundial está a assustar os armadores mundiais. Em 2016, para um crescimento do PIB mundial de 3,1% espera-se apenas 1,7% de crescimento no comércio mundial. Recuando um pouco na história os dados demonstram que entre 1995 e 2007, a eliminação de barreiras comerciais entre países, celebrados em tratados, permitiu um crescimento médio anual de 7,2% no comércio mundial. Pela sua dimensão, a adesão da China à Organização Mundial do Comércio, logo no início do novo século, tornou bem visível a explosão no comércio global.
A correlação entre as trocas comerciais e o crescimento da riqueza mundial foi então quantificada na seguinte proporção: a 1% de aumento no PIB mundial correspondia um aumento de 2,2% no volume do comércio mundial.
Atendendo a que 90% do comércio global é feito por via marítima, o sector passou a olhar para o PIB mundial como um indicador chave no crescimento do transporte marítimo. O que faz soar os alarmes nesta indústria é a alteração brusca na proporção que se está a verificar entre o crescimento da riqueza e o comércio mundial.
A quarta revolução industrial e as suas profundas alterações nos padrões de consumo, como vimos na última análise, explicam em parte a ruptura desta correlação histórica, mas outros factores como o populismo político estão a minar o comércio mundial. O recente discurso de Theresa May sobre o Brexit, levou por exemplo Carlos Ghosn o director da Renault-Nissan a dizer que não poderá expandir a fábrica em Sunderland, a maior do país, se não tiver garantias de ser compensado com a subida de 10% em tarifas para exportar para a UE. A resposta foi rápida.
Depois de uma reunião em Downing Street, o executivo da fábrica japonesa revelou confiança na promessa de May em negociar o acesso de determinados sectores ao mercado europeu, mas a indefinição gera desconfiança. Hoje são muitos os políticos que perceberam que o medo é uma variável a explorar e utilizam-na nas suas campanhas. Os discursos sobre patriotismo económico e proteccionismo como o regresso às barreiras aduaneiras estão na ordem do dia.
Apesar das declarações em contrário no último G20, o facto é que as medidas proteccionistas proliferam e o número de restrições ao comércio passou de 50 para 1200 depois de 2008. Na campanha americana quer Trump como Clinton denunciaram o Pacto Transpacífico, TPP, um pacto que a candidata defendeu outrora como uma estratégia central com a Ásia. Mas Trump vai mais longe ao denunciar que irá rever todos os acordos comercias do país. As discussões sobre o comércio transatlântico entre EUA e a Europa pararam ao fim de 26 anos de negociação.
Na semana passada o relatório da Allied Shipbroking revela uma enorme preocupação com o regresso ao proteccionismo e critica os políticos que pretendem capitalizar com discursos radicais ao ameaçar rasgar acordos comerciais. Já há quem relembre o erro trágico na Grande Depressão da lei Smoot-Hawley americana que permitiu o retorno ao proteccionismo.
Jornal da Economia do Mar
Tópicos semelhantes
» O ECONOMISTA À PAISANA: Protecionismo, populismo e a nova ordem mundial
» As implicações da incerteza no Mar do Sul da China no comércio mundial
» Alianças nos operadores marítimos, sinal de colapso do comércio mundial?
» As implicações da incerteza no Mar do Sul da China no comércio mundial
» Alianças nos operadores marítimos, sinal de colapso do comércio mundial?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin