Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Olhar Sines no Futuro
BEM - VINDOS!!!!
Olhar Sines no Futuro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Entrar

Esqueci-me da senha

Palavras-chaves

cmtv  2019  2013  cais  2017  2014  2018  2016  2015  2010  2011  tvi24  2012  2023  

Últimos assuntos
» Sexo visual mental tens a olhar fixamente o filme e ouvi fixamente
Prevenção! Para quê? EmptyQui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin

» Apanhar o comboio
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin

» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin

» A outra austeridade
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin

» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin

» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin

» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin

» Pelos caminhos
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin

» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Prevenção! Para quê? EmptySeg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin

Galeria


Prevenção! Para quê? Empty
maio 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Quem está conectado?
62 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 62 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm

Prevenção! Para quê?

Ir para baixo

Prevenção! Para quê? Empty Prevenção! Para quê?

Mensagem por Admin Qui Out 20, 2016 10:46 am

Fazer prevenção para quê? Para evitar, para impedir que aconteça, para anular ou diminuir as ocorrências ... os acidentes rodoviários, os incêndios, as doenças, as mortes prematuras, as inundações, os terramotos! Acham pouco? E serve também - e é muito importante - para poupar dinheiro ... porque uma prevenção bem feita, permite poupar muito dinheiro! Particularmente nas áreas da Saúde, com prevenção adequada para algumas doenças, as crónicas, poupar-se-ia muito dinheiro, mais ainda com as prespectivas em

se viver, mais 10 ou 15 anos! E desenvolvendo o assunto, reparam, que os automóveis, todos eles, têm agora “air-bags”! Para quê? Para fazer prevenção nos acidentes! Existem novas vacinas á disposição da população, amplamente divulgadas! Para quê? Para evitar doenças, no caso, pneumonias! Diminuiram os valores da velocidade nas vias rápidas ... leiam bem - vias rápidas! Para quê? Para diminuir os acidentes, as mortes, as morbilidades! Acham mal? Num país onde ninguém cumpre horários, ninguém chega a horas a lado nenhum, estão agora preocupados com os 2 ou 3 minutos num trajecto de 40 km? Só podem estar brincando ao jogo do gato e do rato! Só morreram 14 pessoas, comentou um leitor, referindo também, que são números iguais aos do continente! Pois são ... são todos portugas, os de cá e os de lá! Compare agora estes números com outros países europeus! Mas afinal, o tal leitor, quanto acha que pode custar a morte de 14 pessoas, válidas, disponíveis e trabalhadoras? A parte que paga a família, mais a parte do Estado? Você já fez essa conta?

Há pouco tempo, na minha consulta, recusei renovar uma carta de condução a um paciente, porque achei que não seria confiável, a sua condução com a sua doença activa. Alguém resolveu fazer-lhe esse favor, que eu não fiz ... e um dia, apareceu a sua foto e da esposa, num acidente fatal, destruindo um portão e um quintal ... alguma sorte á mistura, não atingir mais ninguém! Em prevenção não se fazem favores, não há cunhas, não há amigos nem há facilidades! Então falando em prevenção na saúde, aí não pode haver favores ... e tudo o que se possa fazer para melhorar e evitar as doenças é sempre bem vindo. Porque os preços dos serviços, dos equipamentos, dos tratamentos são cada vez mais caros. Cada ano que passa surgem novas terapêuticas, novas técnicas cirúrgicas, novas próteses, com materiais novos , requerendo uma nova aprendizagem e nova adaptação a novas circunstâncias. E os preços são quase sempre mais caros porque a qualidade é também melhor. Esta gestão pública ,quando se trata de doenças, que implicam grandes orçamentos é difícil de executar e leva-nos para valores que têm de ser analisados, pelo risco em se criarem injustiças, favorecendo uns e prejudicando outros.

Em Medicina Geral e Familiar, onde é notório o déficit em médicos de família - que deviam ter tempo para fazer alguma prevenção - também é comum haver exagero no consumo de consultas - as pessoas além das “visitas” programadas ao seu médico, marcam consultas para resolver assuntos do seu interesse privado. Passo a explicar: marcam consultas para obter ou renovar atestados para a condução, carta de marinheiro, licenças de porte de arma de caça ou defesa pessoal, declarações de candidaturas ás universidades, relatórios para o IRS, e tantas outras declarações e justificações. Contem-nas e verifiquem se não serviriam para, prevenir e tratar uma catrafada de novos doentes, ... que assim não ficariam na Consulta de Recurso! E ainda falta referir as consultas para o desporto, para o trabalho ou para os ginásios! A Medicina Geral e Familiar devia ser, em exclusivo, para prevenir, tratar e controlar os doentes! Não vejo qual o problema em adaptar os serviços ás circunstâncias! Introduzindo a “famosa” Consulta Aberta - para os casos agudos e para triagem - diminuindo a afluência nas urgências. Alteração essa que teria de ser bem entendida e bem executada!

Sei de pessoas que foram vítimas nos incêndios, porque faltou água, exactamente nos momentos cruciais! Água essa, que se gasta a rodos - todos os dias do ano - a lavar carros, jardins ou terraços, passeios, etc ... como se a tivéssemos em excesso! São capazes de negar tudo isto? Prevenir os incêndios é difícil, tem a ver com hábitos, com costumes, ... mas vamos ficar a viver nas mesmas prespectivas, sempre iguais, esperando, não sei o quê, ou vamos tomar medidas! Atirar um cigarro aceso ao chão, é um pacífico e ingénuo acto voluntário, ao mesmo tempo criminoso, que pode desencadear danos irremediáveis! Alguém nega? Também podem encontrar diáriamente, pessoas a fumar em postos de abastecimento de combustíveis, no centro da cidade do Funchal! Querem ver as fotos?

Fazer prevenção é sinal de inteligência, de mudança nas atitudes e sinal de poupança e defesa daquilo que é nosso e que muito devíamos estimar! Ao contrário é “haraquiri”! Se quiser começar a fazer prevenção já amanhã, pode iniciar , fazendo o “pisca” para mudar de direcção! Se voçê habitualmente não faz ... não esqueça que pode perder pontos na carta de condução! Quem me previne....!

J. MANUEL MORNA RAMOS / 20 OUT 2016 / 02:02 H.
Diário de Notícias da Madeira
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 16761
Pontos : 49160
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/12/2013
Idade : 37
Localização : Sines

http://olharsinesnofuturo.criarforum.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos