Procurar
Tópicos semelhantes
Entrar
Últimos assuntos
Tópicos mais visitados
Quem está conectado?
Há 51 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 51 visitantes Nenhum
O recorde de usuários online foi de 864 em Sex Fev 03, 2017 11:03 pm
A ligação ferroviária do Porto de Sines como elemento estruturante de desenvolvimento regional.
Página 1 de 1
A ligação ferroviária do Porto de Sines como elemento estruturante de desenvolvimento regional.
Abstract
Resumo A construção de uma Linha de Transporte de Mercadorias (LTM), de Sines a Espanha, vem deitar achas na fogueira da confusão que reina acerca desta problemática. Confusão não só porque a calendarização para 2015 remete qualquer decisão efetiva para um horizonte politicamente virtual, como não reúne consensos acerca da exequibilidade do projeto. Financiamento, continuidade, interoperabilidade, terceiro carril, traçado, redução de custos, propriedade, ou aumento da capacidade de carga, todos juntos, concorrem para o avolumar de interrogações junto do espetador, incauto ou desconhecedor. Neste nevoeiro informativo, alguns contornos pouco definidos podem estar a afirmar-se de maior importância do que o essencial da questão. Um caminho-de-ferro que sirva Sines deve ser catalisador – em conjunto com outras infraestruturas regionais - à fixação de diversos clusters de indústrias de valor acrescentado direcionadas para a exportação, de modo que Sines não fique reduzido a um simples ramal de ligação a Espanha. O porto de Sines não pode ser visto como um simples local onde se carregam e descarregam cargas mas sim integrado na rede logística do qual faz parte e como potenciador de um cluster regional suportado na cadeia marítima mundial. Neste aspeto, revela-se crucial e premente a ligação de Sines aos fluxos de mercadorias com origem/destino na Extremadura e na Comunidade Autónoma de Madrid, que otimize a competição em relação a Algeciras e ao hinterland ibérico, e que a atual gincana ferroviária seja eliminada. Mais, quem decide em última análise sobre a rede de distribuição são os armadores, os quais, através da verticalização das operações, a dominam. E não parece que Sines, com a sua fraca capacidade de absorção, longe dos grandes centros de consumo e produção, esteja em condições de concorrer com a rede logística existente em termos de desvios de tráfego, pelo menos no médio prazo. Assim, a preocupação substantiva deverá obedecer mais à lógica de Sines como potenciador de desenvolvimento regional do que à de simples hub de transshipment. Abstract The announcement of a freight railroad (LTM) , from Sines to Spain, contributes to fueling the confusion that reigns around this problem. Confusion not only because the timing proposed to do so (2015), as does not meet consensus about the feasibility of the project. Funding, continuity, interoperability, third rail,track, reduce of costs, property, or increased load capacity, together, contribute to the swell of questions from the onlookers, careless or ignorant. In this informative fog, some poorly defined contours can be asserted itself more important than the essence of the matter. A new rail link should serving Sines as a catalyst - together with other regional infrastructure - for the setting of several clusters of high value added industries targeted for export, so Sines not be reduced to a mere link extension to Spain. The Port of Sines can not be seen as a simple place where of loading and unloading cargoes, but integrated into the logistics network which is part and as a potentiator of a regional cluster supported in world maritime chain networks. In this aspect, it appears crucial to create conditions to Sines to reach the flows of goods with origin / destination in Extremadura and in the Autonomous Community of Madrid, which optimize the competition with Algeciras and the Iberian hinterland, and that the current rail gymkhana be eliminated. Plus, who ultimately decides about the distribution network are the ship-owners, which network, through the vertical integration of operations, they dominate. And it seems that Sines, with its weak absorption capacity, far from large centers of consumption and production, be able to compete with the existing logistics network in terms of deflections, at least in the medium term . So the substantive concern should obey the logic of Sines as a potentiator of regional development than as a simple transshipment hub.
Moreira, Paulo (2013): A ligação ferroviária do Porto de Sines como elemento estruturante de desenvolvimento regional.
Documento: http://mpra.ub.uni-muenchen.de/50733/4/MPRA_paper_50733.pdf
Resumo A construção de uma Linha de Transporte de Mercadorias (LTM), de Sines a Espanha, vem deitar achas na fogueira da confusão que reina acerca desta problemática. Confusão não só porque a calendarização para 2015 remete qualquer decisão efetiva para um horizonte politicamente virtual, como não reúne consensos acerca da exequibilidade do projeto. Financiamento, continuidade, interoperabilidade, terceiro carril, traçado, redução de custos, propriedade, ou aumento da capacidade de carga, todos juntos, concorrem para o avolumar de interrogações junto do espetador, incauto ou desconhecedor. Neste nevoeiro informativo, alguns contornos pouco definidos podem estar a afirmar-se de maior importância do que o essencial da questão. Um caminho-de-ferro que sirva Sines deve ser catalisador – em conjunto com outras infraestruturas regionais - à fixação de diversos clusters de indústrias de valor acrescentado direcionadas para a exportação, de modo que Sines não fique reduzido a um simples ramal de ligação a Espanha. O porto de Sines não pode ser visto como um simples local onde se carregam e descarregam cargas mas sim integrado na rede logística do qual faz parte e como potenciador de um cluster regional suportado na cadeia marítima mundial. Neste aspeto, revela-se crucial e premente a ligação de Sines aos fluxos de mercadorias com origem/destino na Extremadura e na Comunidade Autónoma de Madrid, que otimize a competição em relação a Algeciras e ao hinterland ibérico, e que a atual gincana ferroviária seja eliminada. Mais, quem decide em última análise sobre a rede de distribuição são os armadores, os quais, através da verticalização das operações, a dominam. E não parece que Sines, com a sua fraca capacidade de absorção, longe dos grandes centros de consumo e produção, esteja em condições de concorrer com a rede logística existente em termos de desvios de tráfego, pelo menos no médio prazo. Assim, a preocupação substantiva deverá obedecer mais à lógica de Sines como potenciador de desenvolvimento regional do que à de simples hub de transshipment. Abstract The announcement of a freight railroad (LTM) , from Sines to Spain, contributes to fueling the confusion that reigns around this problem. Confusion not only because the timing proposed to do so (2015), as does not meet consensus about the feasibility of the project. Funding, continuity, interoperability, third rail,track, reduce of costs, property, or increased load capacity, together, contribute to the swell of questions from the onlookers, careless or ignorant. In this informative fog, some poorly defined contours can be asserted itself more important than the essence of the matter. A new rail link should serving Sines as a catalyst - together with other regional infrastructure - for the setting of several clusters of high value added industries targeted for export, so Sines not be reduced to a mere link extension to Spain. The Port of Sines can not be seen as a simple place where of loading and unloading cargoes, but integrated into the logistics network which is part and as a potentiator of a regional cluster supported in world maritime chain networks. In this aspect, it appears crucial to create conditions to Sines to reach the flows of goods with origin / destination in Extremadura and in the Autonomous Community of Madrid, which optimize the competition with Algeciras and the Iberian hinterland, and that the current rail gymkhana be eliminated. Plus, who ultimately decides about the distribution network are the ship-owners, which network, through the vertical integration of operations, they dominate. And it seems that Sines, with its weak absorption capacity, far from large centers of consumption and production, be able to compete with the existing logistics network in terms of deflections, at least in the medium term . So the substantive concern should obey the logic of Sines as a potentiator of regional development than as a simple transshipment hub.
Moreira, Paulo (2013): A ligação ferroviária do Porto de Sines como elemento estruturante de desenvolvimento regional.
Documento: http://mpra.ub.uni-muenchen.de/50733/4/MPRA_paper_50733.pdf
MPRA Paper |
A ligação ferroviária do Porto de Sines como elemento estruturante de desenvolvimento regional. |
A rail link from the port of Sines as a structuring element of regional development |
Portuguese |
Sines; intermodal; regional development |
R - Urban, Rural, Regional, Real Estate, and Transportation Economics > R4 - Transportation Systems > R42 - Government and Private Investment Analysis; Road Maintenance; Transportation Planning |
50733 |
Paulo Pires Moreira |
17. Oct 2013 15:41 |
17. Oct 2013 15:43 |
Caldeirinha, V. (2010, A Influência dos Factores Caracterizadores dos Portos no Desempenho, Tese de Mestrado, MBA-ISEG/UTL Ducruet, C., e Notteboom, T. (2010), The Worldwide Maritime Network of Container Shipping: Spacial Structure and Regional Dynamics, GaWC Research Bulletin, 364 Ducruet, C., Koster, H. e Van der Beek, D. (2010) Commodity variety and port performance, Regional Studies, Vol. 44.9, pp. 1221–1240, November 2010 Lanigan, J. S., et al (2006) Shared intermodal terminals and the potential for improving the efficiency of rail-rail interchange, TRB Committee on Intermodal Freight Terminal Design and Operations (AT050) Gouvernal, E. et al (2010) The divergence of regionalization: the challenges of the Mediterranean ports of Europe, IAME Conference 2012, Taipei, Taiwan Notteboom, T., e Rodrigue, J-P. (2005) Port regionalization: towards a new phase in port development. Maritime Policy and Management, 32(3), 297–313 Meersman H., et al (2002) Port Pricing Issues: Considerations on Economic Principles, Competition and Wishful Thinking. University of Antwerp (UFSIA-RUCA and ITMMA). Papers. Brussels, 14th/15th May Van de Voorde, E. e Vanelslander, T. (2009) Market Power and Vertical and Horizontal Integration in the Maritime Shipping and Port Industry, Discussion Paper No. 2009-2, January 2009, OECD, Joint Transport Research Centre Moreira, P. (2012) “A Análise de Sines como Ativo Geoestratégico nacional: Um Cluster Suportado nas Redes Marítimas Mundiais”, Tese de Mestrado, ISCTE, Lisboa Rodrigue, J-P. (2006) Transportation and Globalization, in Encyclopedia of Globalization, Routledge, London. Rodrigue, J-P. (2011) Supply Chain Management, Logístics Changes and the Concept of Friction. Chapter 4. For Hall and M. Hesse (eds) (2012) Cities, Regions and Flow, London: Routledge Rodrigue, J-P e Notteboom, T. (2010) “Comparative North American and European Gateway Logistics: The Regionalism of Freight Distribution”, Journal of transport Geography, Vol. 18, n. 4, pp. 497-507 Rodrigue, J-P., Comtois, C. e Slack, B. (2006) The Geography of Transport Systems, Routledge, New York Rodrigue, J-P., Comtois, C. e Slack, B. (2009) The Geography of Transport Systems, Second Edition, Routledge, New York Wilsmeier, G. e Notteboom, T. (2010) Determinants of liner shipping network configuration: a two region comparison. Proceedings of the 2009 International Association of Maritime Economists (IAME) Conference, June, Copenhagen, Denmark |
http://mpra.ub.uni-muenchen.de/id/eprint/50733 |
Tópicos semelhantes
» A ligação ferroviária do Porto de Sines como elemento estruturante de desenvolvimento regional.
» Ignora demais sobre o porto de Sines, a ligação ferroviária a Sines - Espanha - França - Alemanha de mercadorias contentorizadas e é a possibilidade futura de passageiros e me fazer a grande confusão
» O governo regional irá apresentar ao Executivo e à sociedade Português um pedido de ligação ferroviária
» Ignora demais sobre o porto de Sines, a ligação ferroviária a Sines - Espanha - França - Alemanha de mercadorias contentorizadas e é a possibilidade futura de passageiros e me fazer a grande confusão
» O governo regional irá apresentar ao Executivo e à sociedade Português um pedido de ligação ferroviária
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Dez 28, 2017 3:16 pm por Admin
» Apanhar o comboio
Seg Abr 17, 2017 11:24 am por Admin
» O que pode Lisboa aprender com Berlim
Seg Abr 17, 2017 11:20 am por Admin
» A outra austeridade
Seg Abr 17, 2017 11:16 am por Admin
» Artigo de opinião de Maria Otília de Souza: «O papel dos custos na economia das empresas»
Seg Abr 17, 2017 10:57 am por Admin
» Recorde de maior porta-contentores volta a 'cair' com entrega do Maersk Madrid de 20.568 TEU
Seg Abr 17, 2017 10:50 am por Admin
» Siemens instalou software de controlo avançado para movimentações no porto de Sines
Seg Abr 17, 2017 10:49 am por Admin
» Pelos caminhos
Seg Abr 17, 2017 10:45 am por Admin
» Alta velocidade: o grande assunto pendente
Seg Abr 17, 2017 10:41 am por Admin