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Terminal do Barreiro desperta interesse de chineses, dinamarqueses e americanos
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Terminal do Barreiro desperta interesse de chineses, dinamarqueses e americanos
A ministra do Mar referiu que o terminal portuário do Barreiro vai avançar. O projeto desperta interesse de chineses, dinamarqueses e americanos.
O novo terminal portuário do Barreiro vai avançar. A garantia é dada por Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, em entrevista ao Jornal de Negócios. E há vários interessados no projeto, desde americanos a dinamarqueses, até chineses. E também operadores nacionais.
Para a ministra do Mar são necessárias duas condições para que o terminal seja uma realidade: a viabilidade do ponto de vista ambiental, mas também a consulta do mercado. E já existem “várias nacionalidades”, de entre as quais se destacam os chineses, os dinamarqueses e os americanos, interessados no terminal, bem como operadores nacionais.
O plano é, no entanto, menos ambicioso que o inicial. “O terminal não tem nada a ver com o que foi anunciado há três ou quatro anos, um terminal de águas profundas no porto de Lisboa. Não existem condições para um terminal de águas profundas, será um terminal de contentores que terá a sua utilidade em termos económicos e logísticos“, referiu Ana Paula Vitorino.
Com a construção do terminal do Barreiro, o porto de Setúbal não deixa de ter um “papel importante”. “Um dos investimentos que vai ser feito é precisamente aumentar a profundidade do canal de acesso e da bacia de rotação para que possam ir navios maiores a Setúbal e assim Setúbal possa satisfazer uma tendência crescente de movimentação de carga em todos os nossos portos”, acrescenta a ministra.
Ainda na entrevista, a ministra falou dos objetivos para o crescimento dos contentores: “200% em 10 anos”. O plano para os portos está “em execução”, e o investimento será de 2,5 mil milhões de euros, dos quais dois mil milhões serão do privado.
A concorrência espanhola não é problema e a ministra refere que “eles é que devem estar preocupados com a concorrência portuguesa“. “Há 10 anos, quando apresentei as orientações estratégicas para o setor marítimo-portuário e disse que o crescimento dos contentores deveria ser 70%, vi alguns sorrisos na sala. Cresceram 180%. E agora ponho como meta o crescimento de 200% no setor dos contentores no prazo de 10 anos”, explica a ministra.
ECO
8:43
ECO -Economia Online
O novo terminal portuário do Barreiro vai avançar. A garantia é dada por Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, em entrevista ao Jornal de Negócios. E há vários interessados no projeto, desde americanos a dinamarqueses, até chineses. E também operadores nacionais.
Para a ministra do Mar são necessárias duas condições para que o terminal seja uma realidade: a viabilidade do ponto de vista ambiental, mas também a consulta do mercado. E já existem “várias nacionalidades”, de entre as quais se destacam os chineses, os dinamarqueses e os americanos, interessados no terminal, bem como operadores nacionais.
O plano é, no entanto, menos ambicioso que o inicial. “O terminal não tem nada a ver com o que foi anunciado há três ou quatro anos, um terminal de águas profundas no porto de Lisboa. Não existem condições para um terminal de águas profundas, será um terminal de contentores que terá a sua utilidade em termos económicos e logísticos“, referiu Ana Paula Vitorino.
Com a construção do terminal do Barreiro, o porto de Setúbal não deixa de ter um “papel importante”. “Um dos investimentos que vai ser feito é precisamente aumentar a profundidade do canal de acesso e da bacia de rotação para que possam ir navios maiores a Setúbal e assim Setúbal possa satisfazer uma tendência crescente de movimentação de carga em todos os nossos portos”, acrescenta a ministra.
Ainda na entrevista, a ministra falou dos objetivos para o crescimento dos contentores: “200% em 10 anos”. O plano para os portos está “em execução”, e o investimento será de 2,5 mil milhões de euros, dos quais dois mil milhões serão do privado.
A concorrência espanhola não é problema e a ministra refere que “eles é que devem estar preocupados com a concorrência portuguesa“. “Há 10 anos, quando apresentei as orientações estratégicas para o setor marítimo-portuário e disse que o crescimento dos contentores deveria ser 70%, vi alguns sorrisos na sala. Cresceram 180%. E agora ponho como meta o crescimento de 200% no setor dos contentores no prazo de 10 anos”, explica a ministra.
ECO
8:43
ECO -Economia Online
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